Há alguns meses, vários blogs de imigração postaram sobre o mercado de trabalho no Canadá.
O teor de cada blog variava dependendo de como estavam as conquistas de cada um...
Ia escrever esse post naquela época, mas como estava no meio a copa do mundo, não deu.
Nesse fim de semana estava conversando com o grande prefeito de Calgary, Mr. Karlson, ele me contou algumas das aventuras e dificuldades que passou aqui em Calgary.
Hoje, 2 anos depois, ele está muito bem, e com uma filhinha linda que nasceu aqui.
Mas, pq estou falando do prefeito? Pq como ele, alguns tiveram ou julgaram ter tido problemas e desistiram.
E também pq minha intenção é misturar o assunto mercado de trabalho com alguns comentários sobre o que leva uma pessoa a desistir e voltar ao Brasil-il-il.
Li em um desses blogs que engenheiros, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e etc são atraídos ao Canadá e nunca conseguem trabalhar na área e acabam em algum serviço braçal para todo sempre e toda enternidade.
Comentários como esse evidenciam o principal motivo que leva um imigrante a voltar: falta de pesquisa e despreparo psicológico e financeiro.
Antes de imigrar a primeira pergunta que me fiz foi: na minha profissão posso trabalhar sem precisar ter o diploma reconhecido?
Se vc responderia NÃO à pergunta acima leia esse parágrafo:
É sabido que em algumas profissões ( aquelas que já citei médicos, assistentes sociais... ), o imigrante não pode chegar e já arrumar um trabalho. O que é natural... Imagine que vc mora em um país e o seu médico vem lá do Sudão ( sem querer desmerecer o Sudão ). O mínimo que vc espera é que esse algum órgão garanta que esse cara realmente saiba o que está fazendo.
Profissionais dessa área tem que estar preparados financeiramente e/ou psicologicamente para ou passar um tempão sem trabalhar ou encarar um survival no Wal-Mart ou numa padaria.
Além disso, tem que ter o tempo necessário para estudar e fazer o que for preciso para trabalhar de novo na sua área.
Fora, a galera no Brasil-il-il comentando: "o fulano formado e trabalhando na padaria."
E olha que nem entrei no mérito do conhecimento de inglês, que se for pouco, aí que atrasa o processo mesmo.
Se vc responderia SIM à pergunta acima leia esse parágrafo:
Todos os profissionais tem que estar preparados financeiramente e/ou psicologicamente para ou passar um tempão sem trabalhar ou encarar um survival no Wal-Mart ou numa padaria ( como foi meu caso ).
Fora, a galera no Brasil-il-il comentando: "o fulano formado e trabalhando na padaria."
E olha que nem entrei no mérito do conhecimento de inglês, que se for pouco, aí que atrasa o processo mesmo.
Notaram algumas semelhança entre as respostas????
Para as duas respostas:
Mesmo que consiga um emprego na sua área, esteja preparado também, para re-iniciar sua carreira profissional de uma posição abaixo que vc tinha no Brasil-il-il.
Portanto, companheiro, deite a cabeça no travesseiro, pense e não minta para vc mesmo... Vc aguentaria passar 6 meses, 1 ano, ou até mais (dependendo da sua formação) trabalhando em um survival até conseguir um emprego na área?
Tenho um amigo que desistiu antes de vir... justíssimo... melhor que vir e ficar aqui reclamando.
Para encerrar... Compensa?
Sim, não me arrependo nem um minuto, mas meu caso não serve de parâmetro, pois foram só 3 meses de survival. Mas, meus amigos que estão aqui e que passaram mais tempo ou ainda estão nesse processo, dizem que compensa. E muito!
A realidade de viver nesse país, a qualidade de vida, o sentido de justiça, segurança e a felicidade no rosto do meu filho pedalando a bicicleta pelo parks e playgrounds me dão a certeza...
Venham! Mas se preparem para o que está por vir!
Vcs só tem a ganhar e o preço que se paga, depende apenas de como vc quer encarar a aventura.
Editado às 14:55: Como a Dani acabou de dizer nos comentários, existem pessoas que voltam por problemas familiares. Claro que sim, mas esses problemas a gente não pode controlar e pode acontecer até com que está gostando como eu. Conheço uma pessoa que voltou por causa disso, mas com certeza foi meio que por obrigação. O resto respondi nos comentários mesmo.