segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Kindergarten - para Paola e demais

A Paola fez um comentário no post anterior. Como pensei que a dúvida dela pode ser a mesma de outros que tem filhos pequenos resolvi comentar em um post mesmo.

Vamos lá... um pouco antes de vir para o Canadá descobri que o Levi não teria direito de entrar na escola pública normal em 2009. A regra é: para entrar no Kindergarten, a criança deve ter completado 4 anos até março daquele ano. À grosso modo é como se a criança tivesse que ter por volta de 4 anos e meio em setembro, quando começam as aulas. Deixando claro, que se seu filho(a) chegar no meio do ano letivo, mas tiver idade para entrar na escola, não tem problema, ele(a) entra normalmente.

Caso seus filhos não se enquadrem na situação, deve recorrer a um daycare ou preschool. Ambos são pagos. Para quem não sabe o daycare é tipo uma creche. O preschool é mais parecido com escola, mas apenas 2 ou 3 dias na semana com curta duração ( por volta de 2 horas ) com valor por volta de 150 dólares.

O Levi no caso frequentou o preschool. Foi extremamente válido para brincar com outras crianças, sair um pouco de casa e dar o ponta pé inicial na questão da língua.

Esse ano ele entrou no kindergarten de uma escola pública. Ou seja, ele efetivamente iniciou sua carreira acadêmica... rs...

Nas ( poucas ) escolas que visitei, o kindergarten tem mais ou menos essa duração: entre 2,5 e 3 horas todos os dias da semana. Existem algumas ( poucas ) escolas que tem programa de kindergarten full-day para situações especiais (Veja link do Kindergarten mais abaixo.).

Caso queira se livrar dos pestinhas por mais tempo, quer dizer, ampliar a carga horária, você matricula os pequenos em um daycare. No nosso caso, como a Lidiana não trabalha e estuda à noite, optamos por não colocar o Levi no daycare. Questões financeiras inclusas, daycare é caro pra burro!

No próximo ano letivo, ele deve ir para o grade 1. Então, o horário muda e ele fica lá até as 3. Nesse ponto, o inglês da Lidy já vai estar nativo ( ela vai me bater depois ), ela vai procurar emprego e sair da vagabundagem ( mais uma surra aqui ).

Para saber mais sobre Kindergarten clica aqui.

Caso queira saber mais sobre tudo relacionado a educação clique aqui.

7 comentários:

Carlos, Karla e Família disse...

Ei se liga com a mulher, kkkkkkkk. Estamos apaixonados com a escola de Levi muito show!!!!!!!!!!! Estou louco pra ver os meus pequenos por aí.

Dani e Rafa disse...

Oi KK
Obrigada pelo comentário lá no nosso blog, com certeza vamos dar uma passada em Calgary enquanto estivermos em Ft MCMurray...

Ficamos em contato.
Abraços
Dani e Rafael

Paola disse...

nossa! estou me sentindo muito importante ... kkkk ... um post dedicado a mim - to que to!
muito obrigada pelas informacoes. me ajudaram muito. a vitoria tb deve entrar no grade 1 setembro de 2011, junto com o levi. quem sabe eles nao serao amiguinhos de sala?! se vcs me permitirem mais umas perguntinhas ... em que bairro vcs moram? por que o escolheram? qual e o perfil do bairro e dos moradores? em que parte de calgary ele fica?
ah! e eu tinha esquecido de comentar no post anterior ... o kindergarten e l-i-n-d-o, parece coisa de filme, tao limpinho, arrumadinho, aconchegante e "inviting". tenho certeza que o levi ira adorar!
beijos e outra vez, obrigada!
paola

Carlos ( KK ) disse...

oi Paola... respondi por e-mail, senão tu ia ficar importante demais... rs

Elen Machado disse...

Estou amando o blog de vcs... fico cada vez mais triste com a situação do Brasil vendo a vida fora daqui... =/
Bom, o sonho da imigração está ardendo em nossos corações (rs), mas uma dúvida paira no ar...kkk... como funciona com crianças já em idade escolar (aqui, ensino fundamental...aí não sei como se chama)...? Se a criança entre 7 e 10 anos não fala e nem entende muita coisa, como funciona a escola pra ela? E tb gostaria mto de saber... vcs foram imigrando direto ou foram com visto pra trabalho + estudo?

Obrigada e que Deus continue abençoando a vida de vcs aí fora...

Abraço!!!

Unknown disse...

Oi carlos vcs conseguiram colocar o filho de vcs em escola publica em Calgary sem pagar fees de non resident?

Unknown disse...

Oi carlos vcs conseguiram colocar o filho de vcs em escola publica em Calgary sem pagar fees de non resident?