quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Os preparados!

Há alguns meses, vários blogs de imigração postaram sobre o mercado de trabalho no Canadá.
O teor de cada blog variava dependendo de como estavam as conquistas de cada um...
Ia escrever esse post naquela época, mas como estava no meio a copa do mundo, não deu.

Nesse fim de semana estava conversando com o grande prefeito de Calgary, Mr. Karlson, ele me contou algumas das aventuras e dificuldades que passou aqui em Calgary.
Hoje, 2 anos depois, ele está muito bem, e com uma filhinha linda que nasceu aqui.

Mas, pq estou falando do prefeito? Pq como ele, alguns tiveram ou julgaram ter tido problemas e desistiram.
E também pq minha intenção é misturar o assunto mercado de trabalho com alguns comentários sobre o que leva uma pessoa a desistir e voltar ao Brasil-il-il.

Li em um desses blogs que engenheiros, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e etc são atraídos ao Canadá e nunca conseguem trabalhar na área e acabam em algum serviço braçal para todo sempre e toda enternidade.

Comentários como esse evidenciam o principal motivo que leva um imigrante a voltar: falta de pesquisa e despreparo psicológico e financeiro.

Antes de imigrar a primeira pergunta que me fiz foi: na minha profissão posso trabalhar sem precisar ter o diploma reconhecido?

Se vc responderia NÃO à pergunta acima leia esse parágrafo:
É sabido que em algumas profissões ( aquelas que já citei médicos, assistentes sociais... ), o imigrante não pode chegar e já arrumar um trabalho. O que é natural... Imagine que vc mora em um país e o seu médico vem lá do Sudão ( sem querer desmerecer o Sudão ). O mínimo que vc espera é que esse algum órgão garanta que esse cara realmente saiba o que está fazendo.
Profissionais dessa área tem que estar preparados financeiramente e/ou psicologicamente para ou passar um tempão sem trabalhar ou encarar um survival no Wal-Mart ou numa padaria.
Além disso, tem que ter o tempo necessário para estudar e fazer o que for preciso para trabalhar de novo na sua área.
Fora, a galera no Brasil-il-il comentando: "o fulano formado e trabalhando na padaria."
E olha que nem entrei no mérito do conhecimento de inglês, que se for pouco, aí que atrasa o processo mesmo.

Se vc responderia SIM à pergunta acima leia esse parágrafo:
Todos os profissionais tem que estar preparados financeiramente e/ou psicologicamente para ou passar um tempão sem trabalhar ou encarar um survival no Wal-Mart ou numa padaria ( como foi meu caso ).
Fora, a galera no Brasil-il-il comentando: "o fulano formado e trabalhando na padaria."
E olha que nem entrei no mérito do conhecimento de inglês, que se for pouco, aí que atrasa o processo mesmo.

Notaram algumas semelhança entre as respostas????

Para as duas respostas:
Mesmo que consiga um emprego na sua área, esteja preparado também, para re-iniciar sua carreira profissional de uma posição abaixo que vc tinha no Brasil-il-il.

Portanto, companheiro, deite a cabeça no travesseiro, pense e não minta para vc mesmo... Vc aguentaria passar 6 meses, 1 ano, ou até mais (dependendo da sua formação) trabalhando em um survival até conseguir um emprego na área?
Tenho um amigo que desistiu antes de vir... justíssimo... melhor que vir e ficar aqui reclamando.

Para encerrar... Compensa?

Sim, não me arrependo nem um minuto, mas meu caso não serve de parâmetro, pois foram só 3 meses de survival. Mas, meus amigos que estão aqui e que passaram mais tempo ou ainda estão nesse processo, dizem que compensa. E muito!
A realidade de viver nesse país, a qualidade de vida, o sentido de justiça, segurança e a felicidade no rosto do meu filho pedalando a bicicleta pelo parks e playgrounds me dão a certeza...

Venham! Mas se preparem para o que está por vir!

Vcs só tem a ganhar e o preço que se paga, depende apenas de como vc quer encarar a aventura.

Editado às 14:55: Como a Dani acabou de dizer nos comentários, existem pessoas que voltam por problemas familiares. Claro que sim, mas esses problemas a gente não pode controlar e pode acontecer até com que está gostando como eu. Conheço uma pessoa que voltou por causa disso, mas com certeza foi meio que por obrigação. O resto respondi nos comentários mesmo.

10 comentários:

Carlos, Karla e Família disse...

Meu amigo, mesmo daqui do Brasil concordo plenamente com você. E estou com a cabeça super preparada pra tudo isso, acho e vejo que vale a pena sim esse sacrifício e sei que os frutos dessa "FASE" serão colhidos no futuro. E alguns até no presente como você mesmo disse, a felicidade de nossos filhos e a qualidade de vida.

D. e CM. disse...

Nem todos que voltam foi porque nao tiveram preparo psicologico, falta de preparo financeiro e emocional....nao podemos generalizar. Vc ja imaginou que uma pessoa pode voltar por problemas de saude ou familiares? So...

Uns voltam porque nao era hora de fica, porque ganha-se mais dinheiro no Brasil , ou porque nao gostou, afinal somos livres para ir e voltar, ninguem eh obrigado e vir , ficar, gostar e se dar bem...

Afinal , cada um faz o que quer com sua vida nao eh mesmo?

Cya

Carlos ( KK ) disse...

Concordo que nem todos voltam por falta de preparo psicológico.
Sim, problemas na família inclusive poderiam me levar de volta, mas isso a gente não pode controlar.
Quanto a ganhar mais dinheiro no Brasil, não acho que dinheiro seja tudo, mas vai da cabeça de cada um. Quanto a gostar... acho que vir e ir embora pq "não gostou" meio estranho. Tem que ter mais coisa por trás.

Unknown disse...

Uma coisa q eu fico muito P da vida é qdo o imigrante diz q mudou de pais por causa da violência.

Nunca vi um imigrante que tinha um belo emprego e q ganhava pelo menos 10 mil no Brasil e resolveu imigrar pro Canadá somente pra ver seu filho andando seguro nas ruas de bicicleta, enquanto o pai está entregando pizza! Desculpa, mais nao engulo essa e estou cansado de ouvir essas coisas!!!

Estou vendo todos os imigrantes muito bem... Com um belo carro, mas só pode comprar por lease, pois por financiamento é muito caro ou não tem aprovação de crédito! (Nunca ouvi um imigrante falar a verdade sobre o pq ele escolheu comprar por lease)

Estou vendo todos os imigrantes comprarem uma bela casa... mas eles não contam que vao pagar em mais de 35 anos uma parcela dequase 2 mil dolares por mes!
Uma coisa q ninguém fala é sobre a aposentadoria, q vc tem q guardar o seu próprio $ pra se aposentar!!!
Queria saber o q os imigrantes estão pensando pro futuro? Pois não conheco nenhum imigrante q ganha mais 5 mil dolares limpo, sendo q a pessoa tem q pagar a casa ( quase 2 mil dolares por 35 anos), carro, gasolina, comida, passeios e ainda tem q lembrar de guardar pra aposentadoria. Só estou vendo todo mundo gastando!!!

Viagem pro Brasil nem se fala.... todos os imigrantes só voltam pro Brasil 1 vez a cada 3 ou 4 anos!!!! E só fazem viagem pra Lake louise ou Banff, nunca vi ninguém viajar pra Europa ou fazer um cruzeiro nas Ilhas Gregas!! Quando vc encontra um imigrante, o cara só quer saber um da vida do outro, um querendo ser mais q o outro ou quando alguém q vc não vem a mais de 1 ano vem te pedir emprego! Por acaso estou mentindo?


Nenhum imigrante conta em um blog, q tem imigrantes q não tem $ pra pagar a viagem pra se despedir de um parente muito próximo q morreu!!! Eles falam q preferiram guardar a imagem dessa pessoa viva!!! Parece até q meu ouvido é pinico!!!!

Eu acho q quem tem blog tem q ser bem realista, pra q todos q forem ler terem a verdadeira verdade!

Outra coisa é a questão do inglês. É um absurdo a pessoa entrar num processo de imigração e esperar por quase 2 anos e chega aqui no canadá com um inglês fraquissímo. Porque eles não estudam enquanto estão no Brasil! E o governo ainda paga pra eles estudarem de graça.

Eu acho q se a maioria dos donos de blog`s escrevessem a verdade, não teriam tantos Brasileiros querendo entrar no canada!!

Eu tb concordo com vcs de q aqui é muito bom de se morar e q tudo é mais tranquilo, mas pra mim a maioria de quem está como imigrante é quem não tinha visão de um futuro promissor no Brasil! Mas isso ninguém adimite!!!!

Duvido q tem algum fiscal do INSS ou um Juíz na fila da imigração??? Será q eles tb não tem medo da violência??? Acho q seria uma boa idéia trocar um emprego de fiscal de INSS ( mais ou menos 15 mil por mês) pra viver mais feliz aqui no Canada vendo meus filhos andando de bicicleta no parque e eu trabalhando em um emprego qualquer! Tentando juntar $, pra no final do ano ir pro Brasil, esbanjar $ e mostrar pra todos q estamos bem!!!

Essa sim é verdade sobre a MAIORIA dos imigrantes de ALBERTA!

Brazilian Family from Ceará disse...

Roberto,
Não consegui escrever no seu blog, portanto, escreverei aqui mesmo no blog do KK, tamanha minha indignação com o seu IRRELEVANTE post!!!
Achei seu comentário extremamente fora de questão!!! Não sei quais os seus reais motivos...para tanta AMARGURA!!! Acredito na grande possibilidade de vc estar FRUSTRADO por não ter conseguido um emprego na sua área!!!! Ainda está num survival sob?!?! Acho que tudo isso que vc escreveu, é a SUA REALIDADE, e não a dos diversos imigrantes que estão batalhando por crescimento tanto profissional quanto emocional!!! Você está muito AZEDO com a vida!!!! Procure realizar-se com as SUAS decisões...afinal...SOMOS AS NOSSAS ESCOLHAS!!! Acho que imigrar não é pra todo mundo meeeeesmoo!!!...e é o seu caso!!!! O Brasil estará SEMPRE de braços abertos para recebê-lo a qualquer momento!!! PROCURE SER FELIZ!...pois é isso que todos os imigrantes estão procurando!!
Sem mais para o momento!!!

Unknown disse...

Pelo que lí no post, o KK ressalta o PRINCIPAL motivo de se querer voltar. Eu concordo plenamente com ele. Por ser o principal motivo quer dizer que a maior incidência de retornos se deve a isso. Existem outros fatores? existem sim, mas o foco do post não são os outros fatores.

Roberto, Você tem que sair do buraco que se esconde e interagir mais com as pessoas, ler mais, viver mais, escutar mais os outros...

Todo dia vejo pessoas, aqui em Alberta, que viajam pra vários lugares que não Lake Louise, mas de qualquer forma, o que há de errado em viajar pra Lake Louise. Lá é muito bonito e cada vez que vou lá, descubro novas coisas. Acho que você precisa aprender a apreciar o que é bom em vez de gastar o seu tempo fazendo comentários como oi que você fez aqui.

Voltando a falar sobre viagens com destinos diferentes de lake Louise, existem vários locais ao sul de Alberta. Já esteve m Waterton? Tem também belíssimos locais ao norte da província, já esteve em Jasper? Cansado deste tipo de paisagem, simples, é só fazer como alguns amigos e ir pra Cuba, USA, México. Basta procurar nos blogs que tem muita gente viajando e contado como foi.

Há, viajens no mesmo continente não contam? Que tal a Europa? Conheço um punhado de amigos que já viajaram para a Europa.

O processo de se ter um survivel job, depende da cabeça de cada um. Nem todos passam por isso, mas a maior parte passa. Qual o problema de se entragar pizza, flores, ou qualquer outra coisa que seja?

Assim como a Lila que escreveu um comentário no post os Despreparados, eu e minha esposa também ganhavamos bem. Vivíamos uma vida muito confortável em Fortaleza. Abrimos mão disso tudo para viver aqui.

Qual o motivo, o mais forte deles foi a violência. Na minha opinião vivo melhor aqui que no Brasil. Muitas coisas que eu fazia lá em Fortaleza, já não faço mais aqui, mas aqui achei outras coisas que gosto de fazer e que lá eu não fazia. A vida é assim, perde-se umas coisas e ganha-se outras.

O Seu comentário além de desnecessário só prova que você só pensa no lado financeiro! Eu ganhei muito mais que isso! Como o KK falou, hoje já tenho o meu maior tesouro, uma filha linda e me sinto seguro para passear com ela nos parques. Não vejo a hora dela aprender a pedalar.

Sabe qual foi o comentário que minha sogra fez quando veio me visitar? "Nossa, meu filho, como os pais são presentes aqui no Canadá". Esse comentário foi feito quando ela viu num final de semana um pai ensinando um filho a pescar. Ah, antes que você pergunte, não foi em Lake Louise!

É comum aqui se ver a família toda reunida fazendo coisas simples, como tomar um sorvete, fazer uma caminhada, andar de bicicleta, etc

Ma disse...

Parece que o tal do Roberto virou personágem principal no seu blog!! Vc deveria cobrar royalties!!
Concordo com seu ponto de vista, e acho que esse Roberto deveria ir para a P... que p... ou para o Brasil mesmo, de onde ele não deveria ter saído.

Cris Bonfim disse...

Olá,
Estou fazendo uma matéria para imigração no Canadá para o jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza. Poderia me mandar seu contato com urgência para cristiane@diariodonordeste.com.br?

Soraya Wallau disse...

Caraaaaacaaaaa!!! Criou polêmica! hahaha.
É engraçado, mas eu e o Ravi estamos em uma categoria totalmente diferente de imigrante, então a nossa realidade é diferente em tudo. Enquanto deveríamos ter vindo com uma certa tranquilidade, por termos vindo com work permit, passamos por dias bem difíceis, mas mesmo assim conseguimos construir a nossa casa, tão digna qnt a de qualquer pessoa que estava em um bom emprego. No Brasil isso seria impossível, mesmo tendo a Casas Bahias para nos socorrer.
O Roberto (tá famoso, hein?!)Falou de coisas materias, como comprar casas, carros (q pelo jeito eram novíssimos), mas esqueceu que algumas pessoas, como eu e o meu marido, não estamos interessados em comprar casa aqui no Canada e esqueceu que carro usado também anda. Eu, pelo menos, não vim aqui pra deslumbrar, vivo a minha vida numa boa e conseguimos algumas coisas, entre elas ir pra Europa, pros EUA, pro Brasil todo ano, mesmo não sendo milionários, simplesmente pensando em quais são as nossas prioridades.
Desculpa aí, Robertão, mas tu tá um pouco limitado nos seus pensamentos. Vou te dar uma dica: Faz um churrasquinho, coloca uma música legal e se achar que aqui é essa merda que tu achas, volta pro Brasil, sem vergonha ou pensamentos de derrota, vai ver que aqui não é a sua praia mesmo.
Foi mal aí, KK, mas eu tava com saudades de assuntos polêmicos.
Bjinhos

Mari disse...

Roberto( o fammoso)..o Brasil il il é o que é por pessoas como vc..infelizmente. Tenta ser feliz por vc mesmo e sua família..e não pelos outros apesar de que precisamos dos outros tambéma final somos todos irmãos nos olhos de Deus.Fica com ele.