quinta-feira, 20 de maio de 2010

English M@!3r F*@!3r. Do you speak it?

A frase do título foi tirada do filme Pulp Fiction.
Mas, a pergunta pode ser feita para os futuros imigrantes. Como está seu inglês?

Para imigrar para as províncias que falam inglês, você precisa ter um bom domínio de.... tchan tchan ram ram ... inglês!

Por incrível que pareça as pessoas não dão a devida importancia a esse quesito quando estão no processo de imigração.

Só que, por melhor que você ache que está seu nível, te garanto que ainda não está bom.

Duas dicas:
1) Se você acha que sabe muito, estude mais. Você vai precisar se virar nas mais variadas situações... Lembre-se que quando chegar aqui você estará começando a vida do zero! Assuntos fáceis de resolver podem ser bastante dolorosos quando não se tem o vocabulário bem desenvolvido.
Vai precisar fazer entrevista em inglês e concorrendo com pessoas, muitas vezes locais e que tem o inglês como primeira língua.
Quando você arrumar emprego, vai precisar participar de conference call, reunião de equipe, resolver os mais variados assuntos por telefone e etc...
Explicar algo para um colega de trabalho pode ser difícil? Imagine ter que convencer alguém sobre algo que ela não está concordando!
2) Se você acha que seu inglês é ruim, não espere chegar aqui para tentar melhorar. As aulas de inglês para imigrantes e survival jobs ajudam muito, mas por que esperar? Quanto antes você começar e melhor aproveitar o tempo de espera do visto, maior serão suas chances!
3) Os pensamentos tipo "chegando lá eu dou um jeito" ou "eu me viro" , não são estratégias válidas!

Agora uma pequena história. No Brasil-il-il, um dos meus pontos fortes era a facilidade de comunicação, característica que não é ponto forte da maioria dos profissionais da área de TI.
Era o engraçadinho da empresa. Sempre tinha uma piada na ponta da língua e divertia a galera nos almoços...
Pois bem, ontem fui almoçar com a galera do trabalho... Fiquei 80% do tempo ouvindo. 100% concentrado para tentar entender o que 5 ou 6 pessoas conversavem, naquele ritmo de conversa descontraída, um interrompendo o outro ou fazendo piadas no meio da história. Às vezes falando ao mesmo tempo. Consegue imaginar isso?
Antes de falar alguma coisa, ficava pensando o que dizer e como... E olha que tenho um nível de inglês que me permitiu trabalhar na minha área.
Isso não é confortável e às vezes pode te deixar chateado.

Bom, o post não é para ser pessimista... até porque quem lê o blog sabe que só tenho coisas boas para falar e que estamos muito felizes aqui.

O objetivo aqui é apenas alertar os futuros imigrantes que a língua é tão ou mais essencial que as suas certificações, pois por melhor profissional que seja, você não vai conseguir os melhores empregos sem ser capaz de se comunicar bem.

Para terminar, te garanto que mesmo que se prepare, ainda assim, você terá muitos micos engraçados para compartilhar!

8 comentários:

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

VC está com toda razão vejo varias pessoas indo.. com inglês/francês intermediário ... e sempre acabam ficando meio deprimidos.... e com toda razão!
Viver em um lugar onde não se consegue se comunicar com o próximo deve ser muito tenso!
Até em setembro quero implantar um método "fácil" que consiste em só me comunicar em inglês dentro de casa vai ser complicado no começo mas antes aqui do que no CAN.
Tudo de bom!

Alesson Ferreira disse...

Aí não da outra...
É ESTUDAR e ESTUDAR.
Se não não vai.
vlw...

Leo disse...

Fala KK, tenho que descordar um pouco do seu ponto de vista (digo um pouco, porque é apenas em parte mesmo). Se a pessoa ainda vai passar mais tempo no Brasil por outros motivos, realmente não custa nada aproveitar o tempo para ir estudando alguma coisa de inglês. Mas o que tenho apredido nesse inicio por aqui, é que cada mês morando aqui equivale a 1 ano de curso de inglês (não intensivo) no Brasil.

Essa situação que você descreveu de ir almoçar com a galera do trabalho é o melhor exemplo pra isso. Não tem nenhum curso de inglês no Brasil que vá treinar você pra esse tipo de situação. A melhor dica que eu dou é a seguinte:

Se a pessoa quer investir realmente um pouco no inglês VENHA LOGO PARA O CANADÁ, passe um ou dois meses conhecendo pessoas, participando de conferências, congressos, apresentações e aprenda a falar como um canadense.

E KK, você está mais do que certo: o inglês é muito mais importante do que certificações.

And let's try not to... "say what again!!", ha ha ha...

http://www.realmofdarkness.net/sounds/samuel/samuel-soundboard-1.htm

Um grande abraço!

Leo Holanda

Leo disse...

ops... não tem como corrigir um comentário??? dEscordar foi f**a... he he he...

Ramon disse...

KK,

Você escreveu: "Antes de falar alguma coisa, ficava pensando o que dizer e como..."

Isso mostra que você está cometendo um erro crucial que é pensar em português e falar em inglês. É questão de tempo você começar a pensar em inglês. Contudo, é importante você tentar pensar em inglês. Se isso ainda não é possível, tenta falar do jeito que aparece, de forma espontânea, mesmo que demore um pouco mais para explicar. É possível que elas não entendam tudo que diz, mas, no que entenderem, vão achar legal, já que, em países de postura mais diferenciada, alguém que se apresenta com espontaneidade consegue mais espaço. Arrisque-se, meu caro. Quanto mais confiança, mais você ganhará repertório e mais espaço para pensar em inglês.

Carlos, Karla e Família disse...

E aí KK concordo totalmente com você e isso hoje o que me deixa bem preocupado. Mas estou estudando por aqui e seguindo os conselhos que você mesmo já me passou!!! ESTUDE E ESTUDE ;)

Mari disse...

Imagine eu q passei com Very Good!!!!
Kkkkkkkkkkkkkk
Bjs

MaraMARAVILHA disse...

Vc tem mta razão sobre isso! Uma vez, há MOOOOITO tempo atrás (ainda trabalhava no Banco e os diretores da Divisão eram sempre gringos) tive que ser a intérprete do Jorge na Suiça em reunião com uns caras de uma empresa a qual Jorge foi visitar (área de trens, ferrovias, etc)...Pois bem, não sabia que tava mandando tão bem...Temos q estar sempre praticando...hoje em dia, acho q meu english só dá para viajar...e olhe lá! TORÇO SEMPRE por todos vcs...bjks