A frase do título foi tirada do filme Pulp Fiction.
Mas, a pergunta pode ser feita para os futuros imigrantes. Como está seu inglês?
Para imigrar para as províncias que falam inglês, você precisa ter um bom domínio de.... tchan tchan ram ram ... inglês!
Por incrível que pareça as pessoas não dão a devida importancia a esse quesito quando estão no processo de imigração.
Só que, por melhor que você ache que está seu nível, te garanto que ainda não está bom.
Duas dicas:
1) Se você acha que sabe muito, estude mais. Você vai precisar se virar nas mais variadas situações... Lembre-se que quando chegar aqui você estará começando a vida do zero! Assuntos fáceis de resolver podem ser bastante dolorosos quando não se tem o vocabulário bem desenvolvido.
Vai precisar fazer entrevista em inglês e concorrendo com pessoas, muitas vezes locais e que tem o inglês como primeira língua.
Quando você arrumar emprego, vai precisar participar de conference call, reunião de equipe, resolver os mais variados assuntos por telefone e etc...
Explicar algo para um colega de trabalho pode ser difícil? Imagine ter que convencer alguém sobre algo que ela não está concordando!
2) Se você acha que seu inglês é ruim, não espere chegar aqui para tentar melhorar. As aulas de inglês para imigrantes e survival jobs ajudam muito, mas por que esperar? Quanto antes você começar e melhor aproveitar o tempo de espera do visto, maior serão suas chances!
3) Os pensamentos tipo "chegando lá eu dou um jeito" ou "eu me viro" , não são estratégias válidas!
Agora uma pequena história. No Brasil-il-il, um dos meus pontos fortes era a facilidade de comunicação, característica que não é ponto forte da maioria dos profissionais da área de TI.
Era o engraçadinho da empresa. Sempre tinha uma piada na ponta da língua e divertia a galera nos almoços...
Pois bem, ontem fui almoçar com a galera do trabalho... Fiquei 80% do tempo ouvindo. 100% concentrado para tentar entender o que 5 ou 6 pessoas conversavem, naquele ritmo de conversa descontraída, um interrompendo o outro ou fazendo piadas no meio da história. Às vezes falando ao mesmo tempo. Consegue imaginar isso?
Antes de falar alguma coisa, ficava pensando o que dizer e como... E olha que tenho um nível de inglês que me permitiu trabalhar na minha área.
Isso não é confortável e às vezes pode te deixar chateado.
Bom, o post não é para ser pessimista... até porque quem lê o blog sabe que só tenho coisas boas para falar e que estamos muito felizes aqui.
O objetivo aqui é apenas alertar os futuros imigrantes que a língua é tão ou mais essencial que as suas certificações, pois por melhor profissional que seja, você não vai conseguir os melhores empregos sem ser capaz de se comunicar bem.
Para terminar, te garanto que mesmo que se prepare, ainda assim, você terá muitos micos engraçados para compartilhar!