terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Médico de Família

Rápida explicação inicial ( se é que algum futuro imigrante ainda não sabe disso )
Aqui no Canadá, existe a figura do médico de família. Funciona da seguinte forma: suponha que o sujeito está com sintomas de inflamação de garganta. Ao invés de ir direto ao especialista ( no caso um Otorrino ) ele deve procurar o médico de família. Se esse médico achar que você precisa de um especialista, ele vai te encaminhar para o outro médico. Se você não tem um médico de família, tem a opção de ir a uma Walk in Clinic ou direto para o Hospital.

Isso dito e isso posto, vamos aos fatos:

Como temos filho pequeno e a Lidy precisa fazer a prevenção de tempos em tempos, achamos legal escolher logo o médico de família. De preferência mulher e com dedo pequeno ( veja o P.S. no fim do post ).
Antes de imigrar, todos os relatos que eu tinha eram sobre as dificuldades de encontrar um médico de família que tivesse vaga para novos pacientes. As estatísticas realmente mostram isso. Porém, na prática não foi nada difícil. Consegui consulta com 3 médicos diferentes, até encontrar uma que a gente gostasse. Não me parecer ser uma Brastemp, mas vamos dar uma chance para a Dra. ( que ainda tem o dedo pequeno. )

Ou seja, apesar de ter feito umas 15 ligações, não levei mais do que 30 minutos para achar uma que estivesse aceitando pacientes.
O que me levou aos seguintes pensamentos:
* Será que o canadense, que trata tão bem os imigrantes, não quer entregar sua saúde para médicos estrangeiros? ( os 3 médicos que me consultei eram de outros países: India, Egito e a terceira não lembro ).
* Talvez as pessoas reclamem pois gostariam de ir a um médico que tenha sido indicado por algum amigo. Exemplo: uns amigos daqui me indicaram uma médica que eles adoram, mas a mulher não estava mais aceitando novos pacientes.

Não sei ao certo.

Bom, fomos a consulta inical e nesse fim de semana temos os exames físicos. Depois passo para contar como foram as consultas, exames e exames laboratoriais.

P.S. Sobre o dedo pequeno: Aqui no Canadá o exame de próstata começa aos 30 anos... Espero que após o fim de semana eu ainda esteja "invicto".

5 comentários:

Unknown disse...

Lidy, se a médica não lembrar, tu lembra ela. Esta dedada, quero dizer, exame é muito importante pra saúde do teu marido!

Lidy disse...

Pode deixar Karlson, não vou esquecer.
rsrsrsrsrsrs

Ramon disse...

se ela fizer o exame de próstata com as duas mãos nos seus ombros, provavelmente, não é Doutora, talvez um doutor imigrante da Tailândia...

Kel disse...

Avisei ao Daniel do que ele não escapará quando fizer a consulta
Pense num homem que se enfezou, hehehe.

elisa,enzo e isabel disse...

oooppss!!!!!!meu marido não vai mais querer ir pro Canadá!!!!!!!!