sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Fala que eu te.... escuto!

A vergonha de falar inglês é muito comum quando se chega por aqui. No quesito língua, temos, em geral, 3 tipos de imigrantes:
1- Os que chegam com pouco conhecimento da língua, tem medo de não entender algo importante e entrar em alguma roubada mais séria.
2 - Aqueles que chegam com um bom nível de inglês e ficam meio inseguros no começo. Basta um "I am sorry" com expressão confusa do caixa do supermercado para acharmos que nosso inglês é péssimo.
3 - O cara que já morou fora do Brasil 712 anos e realmente é fluente.

Os dois grupos acima tem algo em comum: medo de cometer gafes.
Desculpa informar, mas gafes são inevitáveis e todos os imigrantes que conheci tem "causos" engraçados para contar.

Quando cheguei aqui, achava que fazia parte do grupo 2. Porém, descobri que faço parte de um outro grupo, raríssimo, que representa certa de 0,712% dos imigrantes.
Sou parte do grupo que tem vergonha de falar inglês perto de conhecidos.

Sim, você entendeu certo. Eu disse CO-NHE-CI-DOS.
Sou capaz de puxar assunto com qualquer desconhecido no ponto de ônibus, resolver qualquer assunto burocrático, já liderei uma conference call no trabalho, etc, etc, etc e 3 pontinhos.

Porém, basta estar perto dos meus amigos aqui de Calgary e até da Lidy, para eu evitar ao máximo qualquer comunicação em inglês. Sério. Minha vontade é, tipo, fazer o pedido ao garçom escondido na sala da gerência para niguém me ver falando.

Não sei bem o que acontece, já tentei encontrar alguma razão, mas sinceramente não sei. É estranho, pois normalmente nos sentimos mais confiantes entre pessoas conhecidas.

O fato é que tenho que perder essa vergonha, porque preciso ajudar a Lidy a aprender mais rápido e falar inglês em casa ajudaria muito.

Anyway, fica a mensagem para os futuros imigrantes: quanto mais coragem você tiver para se expor à língua, em qualquer situação, mais rápido seu conhecimento e confiança aumentam.

8 comentários:

Claudia e João disse...

galera que le o blog da lidy e do caca: nada de falar em portugues com eles!!! se ele vier falar em portugues, finjam que nao entendem! (rs)

now let's see what happens next :)

Lidy disse...

Ei gente,
fala em português só comigo tá ?

Gilberto Carmona disse...

Carlos, apesar de ainda estarmos no Brasil, já moramos fora um tempo e recomendo: Se quer mesmo ajudar a Lidy, só fale em inglês em casa. Ela vai errar muito (o que é natural), não precisa ficar corrigindo cada palavra (para não virar um negócio chato e o casal acabar brigando por isso), mas é o único jeito. Gente, vocês já estão na chuva, ela vai ter que "se molhar" mais cedo ou mais tarde, então, que seja com a pessoa que mais ama. Podem combinar também assim, dia sim, dia não, só se fala inglês, para não ficar tão cansativo no início. Aos poucos, vai sendo dois dias inglês, um português, próximo passo, três inglês um português, etc.
Desculpe palpitar, mas falo isso com carinho, pois para nós funcionou muito bem. E, também vai te ajudar a pérder o medo dos conhecidos...
Gilberto e Fernanda.

Fernanda disse...

Olá!
Sei bem o seu problema. Estudo ingles desde meus 14 anos e nunca, N-U-N-C-A falei um A em inglês na frente da minha família. Sempre tive essa vergonha. E infelizmente senti o mesmo quando comecei a trabalhar numa escola bilingue, onde só se fala inglês.
Só superei meu problema com a exposição inevitável. Não tive como escapar. Até tentei evitar falar ao máximo, mas não teve como, tive que abrir a boca. E como o tempo fui me soltanto e percebendo a naturalidade disso.
Se você acha muito esquisito falar com a Lidy em inglês, não force. Vocês estão em um país anglofono, acho exposição suficiente para ambos aprender. Só não tente tirar ela das situações onde ela deva falar. Quando voces menos perceberem estarão fluente sem saber.
Engraçado que cheguei ao ponto de sai da escola onde trabalhava em ingles e comecei a gritar "wait! wait!" pro onibus parar em São Paulo. Depois que tava dentro do onibus e percebi os olhares me dei conta da gafe. É normal... rs.

Abç
Fernanda

Soraya Wallau disse...

Kk!
Eu tbm faço parte desse grupo!
Eu falei a primeira vez em inglês na frente do Ravi fas 3 meses, o q quer dizer q fiquei 2 anos sem falar na frente dele.hihihi.
Faz parte, mas eu aprendi do mesmo jeito, pq a vergonha é só na frente dele.
Bjão procês.

Anônimo disse...

Voce nao esta sozinho nesse grupo, companheiro!! Eu tambem faco parte dele. Tenho muita vergonha de falar na frente de amigos brasileiros e do meu marido gabriel tambem! Eu travo legal, as palavras nao saem e o meu sotaque fica ainda mais forte! É um saco isso, né? Quanto tu descobrir como vencer isso, nao esquece de compartilhar com os colegas, ta bom?! =D
Bjo pros 3!
Clarice

Ramon disse...

E o carnaval do belo Canadá?

Eu passei o meu assistindo jogos de inverno, achando que houve uma certa preterição do casal alemão na dança no gelo (acho que o Faustão deveria chama-los).

Vocês estão acompanhando as olimpíadas? Acho que um cearense tem chance de angariar uma medalha, haja vista que, apesar de não ter neve, a areia contribui para um esquibunda ser frutífero no treinamento de bobsled.

Abraço,

Ala la ô

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Como estão?
Nossa tenho o mesmo problema!!!
Meu inglês não é tão bom mas me viro bem mas perto de quem conheço é tenso!!
Vai entender né?

Tudo de bom!