A vergonha de falar inglês é muito comum quando se chega por aqui. No quesito língua, temos, em geral, 3 tipos de imigrantes:
1- Os que chegam com pouco conhecimento da língua, tem medo de não entender algo importante e entrar em alguma roubada mais séria.
2 - Aqueles que chegam com um bom nível de inglês e ficam meio inseguros no começo. Basta um "I am sorry" com expressão confusa do caixa do supermercado para acharmos que nosso inglês é péssimo.
3 - O cara que já morou fora do Brasil 712 anos e realmente é fluente.
Os dois grupos acima tem algo em comum: medo de cometer gafes.
Desculpa informar, mas gafes são inevitáveis e todos os imigrantes que conheci tem "causos" engraçados para contar.
Quando cheguei aqui, achava que fazia parte do grupo 2. Porém, descobri que faço parte de um outro grupo, raríssimo, que representa certa de 0,712% dos imigrantes.
Sou parte do grupo que tem vergonha de falar inglês perto de conhecidos.
Sim, você entendeu certo. Eu disse CO-NHE-CI-DOS.
Sou capaz de puxar assunto com qualquer desconhecido no ponto de ônibus, resolver qualquer assunto burocrático, já liderei uma conference call no trabalho, etc, etc, etc e 3 pontinhos.
Porém, basta estar perto dos meus amigos aqui de Calgary e até da Lidy, para eu evitar ao máximo qualquer comunicação em inglês. Sério. Minha vontade é, tipo, fazer o pedido ao garçom escondido na sala da gerência para niguém me ver falando.
Não sei bem o que acontece, já tentei encontrar alguma razão, mas sinceramente não sei. É estranho, pois normalmente nos sentimos mais confiantes entre pessoas conhecidas.
O fato é que tenho que perder essa vergonha, porque preciso ajudar a Lidy a aprender mais rápido e falar inglês em casa ajudaria muito.
Anyway, fica a mensagem para os futuros imigrantes: quanto mais coragem você tiver para se expor à língua, em qualquer situação, mais rápido seu conhecimento e confiança aumentam.