segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Carteira de Motorista ( Parte III )

Pronto. Consegui tirar a carteira de motorista!
Classe 5, full!
Quem mora em Alberta sabe o que significa. Existe a GDL e a full. A full tem um poder um pouquinho maior.

Aqui em Calgary, a prova de rua é o seguinte: vc vai ao registry ( uma espécie de cartório ), marca a prova no dia e hora que for conveniente e ainda escolhe o avaliador.
A prova é feita no meio da rua mesmo, e o avaliador te leva por lugares onde ele testa seus conhecimentos e habilidades.
Para facilitar, marquei a prova para um domingo ( menos carros e pedestres ) e escolhi o avaliador chamado Mohammed.

Aí vc pergunta: mas pq esse tal de Mohammed?

Simples, meu amigo André, fez a prova nesse mesmo registry, com esse mesmo cara e sabia o circuito que ele faz.
Então ele me levou duas vezes pelas mesmas ruas que o cara vai e me mostrou as possíveis pegadinhas e variações. De quebra ainda tentou corrigir alguns vícios que trazemos do Brasil. Valeu André!

Domingo, dia da prova:
Assim que conheci o Mohammed, falei logo o nome do Karlson para mostrar que sou amigo do prefeito.
Mohammed fez um percurso sem a menor surpresa. Passei nas mesmas ruas mostradas pelo André e não cai nas pegadinhas.
Mesmo assim ainda perdi 50 pontos ( poderia perder 75 ). Motivos: baixei a velocidade para mudar de faixa e freiadas muito bruscas. Whatever! O importante é pegar a carteira e me livrar disso.

A prova teve alguns momentos tensos:
1 - No começo ia saindo com o freio de mão ( que no meu carro fica perto do pé esquerdo ) puxado. Discretamente levantei com o pé, antes que ele percebesse ou que o KKmóvel começasse a feder a queimado.
2 - Aqueles que me conhecem sabem que tenho uma enorme dificuldade com esquerda e direita. Pois bem, meu amigo Mohammed, mandou entrar a direita e quase entrei a esquerda. Mandei um "Sorry", mas pensei que tinha dançado. A Karina me sugeriu me matricular no projeto dela: Projeto Tim Dô Lelê.
3 - Passei em dois sinais amarelos, mas quem amarelou fui eu! De novo pensei que tinha reprovado.

e tome shoulder check!

Bom deu tudo certo....

Gastos totais:
Prova de legislação: 17 doletas
Tradução da carteira: 50 doletas
Entregar a carteira do Brasil-il-il para análise: + ou - 85 doletas
Prova de rua: 130 doletas
Taxa para mandar fazer a carteira: 22 doletas.

A Lidy tb está no processo, então é tudo multiplicado por 2.

Para ela falta fazer a prova de rua e conhecer o Mohammed!

Até mais...

10 comentários:

Claudia e João disse...

ai ai ai, estou tomando coragem ainda pra fazer essa prova. deixa eu por enquanto com a minha classe 7.. rs

abracos!

D. e CM. disse...

parabens
agora so falta ganhar na mega sena pra ficar completo srsr
olha so, eu vou pegar este mesmo avaliador ai, so preciso que algum de vcs passe as 'manhas' com o tio mohamed

Parabens

DANIELLE

nervosa a 49 dias de chegar ai

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Que bom que deu tudo certo :)

Continue com as boas paricas hehe

Tudo de bom.

Gilberto Carmona disse...

Parabéns! Mas poxa, 300 dólares por carteira é uma prestação de carro...

Ramon disse...

Dirigir o KKmóvel na maior raiva do mundo, pelo simples fato de odiar dirigir: não tem preço.
... Para todas as outras existe o mastercard.

Carlos ( KK ) disse...

Ramon... tu me conhece né: odeio dirigir! No dia que inventarem teletransportador sou o primeiro da fila.

Caroline Mathias disse...

Carlos, Parabéns!! coitados dos pedestres de calgary
rs....

Michel Azevedo disse...

Carlos, cara parabéns! Só hoje descobri que vcs mantém um blog sobre essa saga no Canadá. Muito show.

Canadá é um objetivo meu tb, não sei se já te falei :) ... acabei não me contendo e li todos os posts do blog hoje mesmo. Os preparativos, a viagem, a chegada, a mudança, o survival job, o "real" job, as diferenças do brasil, a carteira de motorista, enfim, tudo muito bacana.
Muito legal, foi como estar ai do lado de vcs...

Desejo tudo de bom e que Deus continue abençoando a vida de vcs. Um grande abraço pra vc, pra Lidy e pro Levi.

De agora em diante vou ficar acompanhando ;-) tudo de bom!

Nátia disse...

Pôxa vida! Que bom! Agora a Lidiana tbém vai ter uma dicas a mais. Brasileiro é brasileiro até na Conchinchina (não sei que lugar é esse não...) veio dos antepassados.
bjo.
Tia Nátia

Alesson Ferreira disse...

Carlos, cara parabéns!

Canadá é um objetivo meu tb, estou acompanhando o blog:)...
...Muito legal, é como estar ai do lado de vcs... [2]
To gostando bastante, me sinto morando ai ja, mas o meu projeto é pra ser la pra 2015, quando terminar a facul, mas talvez mei do ano que vem quero ir pra Calgary fazer intercambio de ingles de 1 mês, espero conhecer vocês conterrâneos.(ceará).
Ah, se nao for pedir muito, se de repente você ouviu ou ouvir falar na area de administração quanto a vagas, se a procura é boa pra profissionais nessa area, posta ae. PLEASE.
Boa Sorte a Todos.