segunda-feira, 2 de maio de 2011

Eleições no Canadá

Agora à pouco as urnas fecharam. Sim, estamos em meio as eleições federais. O voto aqui não é obrigatório e eles não usam urnas eletrônicas. Por isso a apuração deve demorar um pouquinho, mas nem tanto, já que o números de eleitores em um país que já não é tão populoso não é um número absurdamente grande.

Nós ainda não temos o direito de votar, já que não somos cidadãos canadenses (ainda).

O voto no Canadá não é direto, mas o resultado do número de cadeiras de cada partido na House of Commons já nos dá uma indicação de quem será o primeiro ministro, e se o mesmo vai governar com maioria ou não. Mais um detalhe, aqui não é como nos USA que só tem dois partidos.

O partido conservador será o partido com mais cadeiras, porém a dúvida é se será a maioria absoluta. 155 é o número mágico. Se conseguir as 155 cadeiras, Stephen Harper vai governar pela primeira vez com a maioria, já que das outras 2 vezes, apesar de ser o partido com maior número de cadeiras, não eram maioria, o que obrigava a negociar com outros partidos.

Óbvio que isso é o resumo do resumo. Provavelmente, cometi alguns deslizes no meu texto. Mas, o objetivo é mostrar ao futuro imigrante que é interessante saber um pouquinho sobre o que acontece com a política, economia e etc, do país que vc está escolhendo para viver.

Mais um detalhe que chama atenção nessas eleições é o crescimento do partido NDP.

Nossos analistas do depois da curva estão de plantão acompanhando os resultados como vc pode ver na foto abaixo:

2 comentários:

Paola disse...

pera ai ... o levy esta no brasil ou no canada nesta foto? nao ta fazendo frio ai nao? como este menino esta assim quase peladao?
beijos!

Lidy disse...

kkkkkkkkkk. Estava quentinho nesse dia.