sábado, 21 de novembro de 2009

Carteira de Motorista ( Parte I )

Respondendo à família do Gilberto que me perguntou sobre PRCard e Carteira de motorista:

* Carteira de motorista em Calgary é o seguinte:
1 - Estudar o livro para a prova de "legislação" e fazer simulados da Internet.
2 - Fazer a prova em qq registry
3 - Traduzir sua carteira do Brasil-il-il
4 - Entregar a carteira traduzida ( vai ficar sem poder dirigir até finalizar o processo )
5 - Esperar uns 15 dias para eles verificarem se vc sabia mesmo dirigir no Brasil-il-il
6 - Fazer o teste de rua. Dura pelo menos 1 hora pelas ruas da cidade. Não tem baliza.

Estou na fase 3. Passei na prova de legislação hj. Estou tirando a carteira 5 full. O pessoal aqui não tem encontrado muita dificuldade. Como estou dirigindo desde que cheguei, já deu para pegar as regras mais diferentes.

* PRCard
Quando cheguei na imigração o agente perguntou qual seria meu endereço para receber o PRCard. O animal aqui tinha o endereço mas esqueceu de anotar o Postal Code, aí o agente me deu um papel e disse que quando eu tivesse o endereço, preenchesse e mandasse por fax.
Fi-lo e mandei o fax 1 semana depois. Depois de mais ou menos uns 40 dias chegou pelo correio sem problemas!

Acho que é isso....

3 comentários:

D. e CM. disse...

Legal KK que vc ja fez a prova
Nem tava sabendo...não conta mais pros amigos buáaa srsrsr
É eu to aqui lendo aos poucos o material, quero chegar ai e logo tirar
Abração

Danielle

Gilberto Carmona disse...

Flamenguista, obrigado, hoje vou torcer ainda mais para seu time contra o Goiás, rsrsrs... Este tipo de informação, além de nos deixar felizes por ver que as coisas estão acontecendo para vocês, mantém todos que ainda estão no "indo" com os prazos atualizados. Valeu demais e boa sorte no exame de rua.
Gilberto e Fernanda.

Unknown disse...

Bom, pela milésima vez vou tentar publicar a qui... (as outras 999 falharam)

Correção/mais informações sobre carteira de motorista.

1 - Você pode traduzir a carteira antes de fazer a prova :-)

2 - Após a prova, você tem direito a carteira Class 7. É uma carteira que só serve pra criança de 14 anos poi você só pode dirigir acompanhado de alguém que tenha a Class 5 sem restrição, ou mais conhecida como FULL :-)

3 - Quando se recebe a Class 7 você é obrigado a entregar a sua carteira de habilitação brasileira. Aqui é proibido ter 2 ou mais carteiras.

4 - O processo de validação de histórico da carteira de motorista brasileira leva no máximo 3 semanas.

5 - Após validado o histórico de motorista, você pode fazer a prova de direção. Existem 2 provas, a básica (percurso de 30 minutos) e a avançada (percurso de 1 hora).

6 - Na prova básica tem sim baliza e estacionamento. Se bem que as bazilas daqui dá pra estacionar uma jamanta dando cavalo de pau e ainda sobra espaço.

A chamada carteira full só se tem após o teste avançado!

Há, detalhe, o processo total custa uns 250 dolares. Prepare os bolsos.

Karlson