segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Aplicando para a cidadania Canadense

Good news and bad news....
A boa notícia é que achei tempo para escrever o post sobre o processo de cidadania.
A má notícia é que o post já nasce parte obsoleto.

Ou você que está pensando ou pesquisando sobre imigração achava que só esse processo mudava?

Vou descrever como está sendo meu processo.

Depois de passar o equivalente a 3 anos morando no Canada como Resident Permanent estava apto para aplicar para me tornar cidadão.
Algumas observações:
1: O tempo que você passa de férias fora do Canada são descontados.
2: Se você viajar a negócios para outro país representando uma empresa Canadense, esse tempo não é descontado.
3: Einstein já dizia que o tempo é relativo. Pois bem, o tempo que você passa aqui como estudante ou com work permit não é contado full para efeito de cidadania.
Para ter certeza que você tem o tempo certo para aplicar o consulado disponibiliza um site para te ajudar a calcular se está apto ou não..
Meu conselho: anote todas as datas e viagens que fizer para o exterior.

A aplicação parece um pouco com aquela bendita aplicação para o processo de imigração. Se você está no processo ou já imigrou para o Canada, imagino que deve ter colocado a mão na cabeça e soltado um palavrão.
Sim também odeio os formulários do consulado.
Preenchi um pra Lidy, um pra mim e um pequeno e menos chato pro Levi. Como o formulário para criança estava muito pequeno o consulado resolveu dar uma complicada e pediu a certidão de nascmimento dele traduzida e juramentada aqui.
Depois foi so pagar as taxas (tenho certeza que você disse outro palavrão agora) e enviar.

Assim como no processo de imigração o governo te deixa no limbo por uns 2 ou 3 meses. Você fica imaginando se a dcoumentação chegou lá, se foi perdida por um funcionário desatento ou se está em uma ilha deserta com o Tom Hanks e o Wilson.
BTW, nunca entendi porque o nome do filme foi traduzido como Náufrago, se não tem naufrágio e o cara cai de aviao.

Anyway, voltando ao assunto, 3 meses depois recebemos uma carta que nos avisava que os documentos foram recebidos e seriam analizados. Entretanto, nesse mesmo envolope eles te enviam uma livro para se preparar para a prova e avisam que caso seja necessário eles farão uma entrevista apenas para ter certeza que você fala inglês ou francês em um nível razoável.

Na linha acima citei a palavra prova. Pois bem, se você não sabe, tem uma prova (que será marcada posteriormente) onde responderemos perguntas sobre história, geografia e atualidades. Tipo a velha prova de moral e cívica ou estudos sociais se você for velho como eu.
O Levi não precisa fazer nada além de torcer para passarmos na prova.

Passando na prova temos que ir (agora os 3) no lugar que eles designarem para uma cerimonia (dizem que é bem emocionante) onde faremos um juramento e cantaremos o hino.

O que está obsoleto?
Quem aplicou depois do dia 1 de Novembro vai precisar comprovar o nível de inglês. Não sei qual o nível e nem o que vale como comprovante. Não acho que será algo complicado, mas acrescenta um passo a mais no processo, o que é sempre chato.

Prometo voltar no blog depois da prova para contar como foi. Dizem que demora alguns meses para marcar a prova. De volta ao limbo.




4 comentários:

Tania Vianna disse...

Realmente este é o assunto que MUITO INTERESSA A TODOS, q estamos aqui contando os dias para poder aplicar para a cidadania.
Eu mesma já disse q só saio daqui com o meu passaporte canadense na mão. Então terei uma longa espera até ver a família no Br. Aguardando próximo post.
Abçss

Unknown disse...

Muito bom o post, parabéns. Sempre bom ter estas informações. Como faço para entrar em contato com você perguntando aquela história de bairros, escolas e tudo mais? Um abraço, Mauricio e família.

Dupla Canadense disse...

Pessoas que escrevem posts tão gostosos de serem lidos deveriam ser PROIBIDAS de ficarem mais de 15 dias sem postar!!! :)

Parabéns pela Baby, parabéns pela nova fase que começa com o pedido de cidadania. E dá-lhe de olhar o e-cas novamente!!! Haha

Nós chegamos há dois meses (Vancouver) e estamos absolutamente in love pela cidade e pelo Canadá! Eu que sempre gostei de viajar por aí a fora agora estou mudando de planos, tudo para a cidadania não demorar demais!

Continue dando notícias pq seus posts são maravilhosos. Sigo vcs faz tempo!!!

Abs. da Dupla

Roberto Ferreira disse...


Olá vocês,
sou novo por aqui. Mais um querendo ir embora do Brasil... Vou para Vancouver como turista agoraem Jan/13, para poder escolher escola e aplly para visto de estudante depois. O que aconselham? Onde ficar em Vancouver? Qual uma boa escola? para um adoslescente de 16? Vou fazer curso de ingles para tentar o TOEFL e depois tentar fazer um curso de 2 anos no REgent College...

Não procuro emprego, e sim uma qualidade de vida!
Qualquer comentário é bom neste momento

Obrigado

Roberto