terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jesus não tem dentes no país dos banguelas

Novo capítulo na questão da saúde: dentista.

Para os que não sabem o sistema de saúde canadense é universal e as pessoas que vivem aqui não pagam pelos serviços médicos.
Porém isso não inclui dentistas...
Companheiro, se você acha dentista no Brasil-il-il caro, você ainda não viu nada.
Um sujeito com emprego mais ou menos aqui, vai ter muita dificuldade para conseguir tratar os dentes. Tem muita gente com dente faltando.
Porém, sempre existe uma solução. Muitas empresas oferecem extensão de planos de saúde para os funcionários, que cobrem as idas ao dentista. Ou parte...
A cobertura varia de acordo com o serviço.
Por exemplo, o meu plano paga 80% da obturação, mas só 50% do canal. E o canal aqui não é brincadeira... monetariamente falando.

Quanto ao atendimento, nada a reclamar, muito pelo contrário. Classifico como excelente. O primeiro exame é extremamente cuidadoso, 2 horas de duração, com 712 radiografias (claro que o número de radiografias não está preciso ;) ).
O cara analisou junto comigo todas as radiografias, com explicações completas e detalhadas.
Só depois de 1 hora e meia é que ele começou a olhar os dentes "ao vivo". Ele foi olhando, testando e examinando dente por dente. A cada dente ele ia dizendo uns números para a atendente. Rezei para que os números não fossem os preços do exame de cada dente. Não era.
Às vezes ele usava uma camera para mostrar algum detalhe para mim. Meu dente aparecia com toda a sua feiúra na tela do computador
No fim sai com o resultado do exame e com a descrição do serviço que tenho que fazer.
Lembro que essa foi a minha experiência!

Fiquei mais do que satisfeito com o antendimento. Excelente qualidade. E tem que ser mesmo, pelos preços cobrados.
O exame inicial era coberto 80%, então a dor não foi muito grande... ainda. Vou ver se consigo pagar o resto do tratamento com favores sexuais, assim que raspar as pernas.

Como adoro conversar besteira em todo lugar que chego descobri duas coisas relacionadas a profissão de dentista que podem ajudar as pessoas que pesquisam sobre o mercado de trabalho.
1 - Aquelas meninas que fazem o atendimento inicial, tiram radiografia e auxiliam o dentista tem uma formação especial para ter essa profissão. Elas tem um salário razoável e não são tratadas como um ser inferior como no Brasil-il-il.
2 - O dentista não faz a limpeza dos dentes dos pacientes. Eles tem coisa mais importante para se preocupar (e faturar). Existe uma profissão chamada higienicista (em tradução livre) que tem uma formação academica que lhe dá a permissão para executar essa tarefa. Mais um emprego gerado!

O mesmo ocorre em outras profissÕes regulamentadas, por exemplo, advogado, law clerk e paralegal.
Ou seja, vale a pena dar uma pesquisada na sua área, às vezes pode acontecer de ter outras profissões relacionadas que te ajudam a entrar no mercado.

Para os que moram aqui um conselho: escovem os dentes depois das refeições. Caso não tenha plano, escove os dentes a cada 30 minutos!

2 comentários:

Alexei Aguiar disse...

Ô comédia!! Alguma relação entre o problema no canal e os favores sexuais? Hehehe!

Lupatinadora disse...

Eu achei o tratamento no dentista aqui excelente. E pelo menos aqui tenho cobertura de 80% de dentista, que no Brasil-il-il não tinha.

Minha hygienist é excelente por sinal. Concordo que dentista tem que se preocupar com coisas mais importantes do que limpar dentes.

E, escovar os dentes (e passar fio dental) 3xs por dia ajuda a economizar nos tratamentos dentários. O povo deve ter dente ruim aqui pois ninguém escova os dentes depois do almoço, rs rs rs