terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Minhas Experiências - Parte I

Oi gente,

hoje tive duas experiências que considero extremamente importantes para o imigrante no Canadá.
A primeira delas foi fazer o "English Test" para saber o meu nível de inglês. O propósito disso ? Entrar na turma de ESL (English as Second Language) para aprender o ofício, ou melhor, aprender o danado do inglês. É de extrema importância fazer esse teste, se você é como eu, que só entende a linguagem do cartão de crédito.
Bem, o teste é feito em 4 etapas : writing / reading / listening / speaking (acho que é assim que escreve), onde o pessoal testa quanto você sabe escrever, ler, ouvir e falar inglês.
Considero que dentro da minha limitação fui bem, pelo menos entendi tudo o que se falava e perguntava, o difícil era achar o vocabulário, mas como diz o meu digníssimo esposo : "so far so good"e vamos em frente. Dia 17 volto lá para receber o resultado e saber o meu nível. Nesse dia eles vão me dizer onde tem vaga para o curso, próximo a minha casa e se eu preciso de DAY CARE para o meu filhote. Pode acredirar o curso é de graça e ainda tem creche pros rebentos.
Primeiro mundo minha gente !!!!
A outra experiência diz respeito ao trabalho voluntário.
Segundo algumas pessoas amigas, não existe melhor forma de desenvolver o inglês do que se misturar aos canadenses. Como ? Fazendo trabalhos voluntários, que aí você mata dois coelhos com uma caixa dágua só, treina o inglês e adquire experiência canadense, pessoas para te dar referências, o que lá na frente, quando eu estiver CRAQUE no inglês, vou precisar para conseguir o meu primeiro emprego remunerado.
Voltando a questão do voluntariado, hoje foi minha entrevista para tentar conseguir uma vaga .
Confesso que saí um pouco arrasada por não conseguir entender muita coisa e principalmente não me fazer entender, mas fui sem intérprete, ( o meu estava no seu primeiro dia de trabalho ) tentei me fazer entender ao máximo. Acho que consegui pois me ligaram dizendo que tinha uma vaga. PONTO PRA MIM !!!!!
Estou conseguindo fazer com que as coisas acontençam como planejamos no Brasil.
Então é isso, só falta agora tirar a carteira de motorista, que já estamos providenciando.
Fico por aqui, depois conto mais.

Abraços

7 comentários:

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Olá,

Essa história de aprender inglês não é fácil mesmo, mas no fim dá tudo certo...rsrs
Sobre o voluntariado, dou uma dica, verifique o tanto de aulas de inglês que vc terá e só então assuma um voluntariado. Eu pensei em fazer os dois qdo cheguei aqui, mas agora vejo que é quase impossível dar conta de tudo...

Boa sorte!!!!!

Bjos

Rosi

Unknown disse...

Já já você vai estar falando inglês melhor que eu :-)

Alexei Aguiar disse...

Gostei de ver ! É isso mesmo. Só consegue quem tenta.

Monica disse...

Lidiana,
Estou torcendo por você.
Monica & Alexei

Ninha disse...

Lidiana,

Meu parabéns, nossa fiquei até estimulada agora.hahahaha.
Bom, aqui em casa funciona da msm forma. Marido de IT e ja até trabalha aqui do Brasil com um empregador canadense em Toronto e eu que arrasto o meu inglês com minha pequena de 3 anos e meio. Então me vem a cabeça: Vou fazer o ESL e ela fica no DAY CARE e procuro um voluntariado e ja vou me enturmando e tendo referências...mas aí me vem a pergunta: E a minha filha ? Será que tem como levar, como farei ?
Eis a questão..

Mas confesso que achei bem legal a adaptação de vcs e perceber que mesmo com filhos temos uma boa estrutura né?

Abraços em todos
Ninha

Nátia disse...

Lidiana,

Nunca pensei de receber a essa altura do campeonato tanta lição de vida dos meus sobrinhos. Todos são admiráveis e vcs....então. Oh meu Deus! Quanto exemplo de garra! Bjos para vcs.

Tia Nátia

MaraMARAVILHA disse...

Oi Lidy! Tô mto feliz por vc!
Graças a Deus! Tdo dando certo!
Continue assim, menina. Vc vai loooonnnnge! Grande bjo.