Agora à pouco as urnas fecharam. Sim, estamos em meio as eleições federais. O voto aqui não é obrigatório e eles não usam urnas eletrônicas. Por isso a apuração deve demorar um pouquinho, mas nem tanto, já que o números de eleitores em um país que já não é tão populoso não é um número absurdamente grande.
Nós ainda não temos o direito de votar, já que não somos cidadãos canadenses (ainda).
O voto no Canadá não é direto, mas o resultado do número de cadeiras de cada partido na House of Commons já nos dá uma indicação de quem será o primeiro ministro, e se o mesmo vai governar com maioria ou não. Mais um detalhe, aqui não é como nos USA que só tem dois partidos.
O partido conservador será o partido com mais cadeiras, porém a dúvida é se será a maioria absoluta. 155 é o número mágico. Se conseguir as 155 cadeiras, Stephen Harper vai governar pela primeira vez com a maioria, já que das outras 2 vezes, apesar de ser o partido com maior número de cadeiras, não eram maioria, o que obrigava a negociar com outros partidos.
Óbvio que isso é o resumo do resumo. Provavelmente, cometi alguns deslizes no meu texto. Mas, o objetivo é mostrar ao futuro imigrante que é interessante saber um pouquinho sobre o que acontece com a política, economia e etc, do país que vc está escolhendo para viver.
Mais um detalhe que chama atenção nessas eleições é o crescimento do partido NDP.
Nossos analistas do depois da curva estão de plantão acompanhando os resultados como vc pode ver na foto abaixo:
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
pera ai ... o levy esta no brasil ou no canada nesta foto? nao ta fazendo frio ai nao? como este menino esta assim quase peladao?
beijos!
kkkkkkkkkk. Estava quentinho nesse dia.
Postar um comentário