sábado, 27 de novembro de 2010

Sentimentalistas

Há algum tempo o Alexei escreveu esse post sobre a filha dele. Além do maravilhoso desenvolvimento da Lara, me chamou antenção a emoção que ele sentiu no momento.

Não consegui parar de pensar nisso... como as emoções ficam à flor da pele aqui. Imediatamente comecei a procurar uma explicação... Fiquei com medo que essa situação entre no rol das perguntas sem respostas. Junto com outra pergunta: "Por que vcs imigraram?". Toda vez que respondo essa pergunta, sai alguma coisa sem sentido e pouco convincente, que demonstra que não sei o que me trouxe até aqui...

Voltando as emoções... minha primeira explicação foi que poderíamos estar sobre o efeito da saudade. Descartei essa possibilidade rapidamente, pois essa sentimento que nos aflora não nos remete ao vazio e melancolia que acompanham a saudade. Claro que sinto saudade da família e amigos, mas (ainda) não é o sentimento que me faria sair do meu centro, que não é tão central assim.

Talvez o sentimentalismo venha da descoberta do novo. A primeira vez que comecei a descobrir o novo não me deixou nenhuma recordação viva. Tinha algumas horas de vida e o ar tinha acabado de entrar nos pulmões. Desse momento em diante minhas descobertas foram diluídas em 32 anos de vida até 2009.

No momento que coloquei os pés no Canadá e o novo ar invadiu os pulmões, as descobertas foram de 0 à 100 em 14 meses. O que é devagar, mas pode ser rápido dependendo do referencial. Entre aprender a falar e tirar a carteira não se passaram 18 anos, mas alguns meses... Acho que isso deixa os poros mais abertos.

Mas, posso estar errado de novo. Talvez esse negócio de tantar examinar o sentimento não seja uma boa... Sentir com inteligência e pensar com emoção, não fazem parte do meu ser. Não consigo ser um coração e um cardiologista ao mesmo tempo. Meu instinto extremamente emocional teve que aprender um sistema de pensamentos lógicos e racionais. Fruto de um treinamento que veio do lado profissional de quem tem que pensar em causa e consequencia, 0 ou 1, branco ou preto. Entretanto, os dois lado não convivem em harmonia e o cinza não é possível. Então, o que começa lógico, com matrizes e planilhas, podem passar por um chute no balde, no pau da barraca e em qualquer coisa que passe na frente, até voltar ao fechamento quase sempre lógico, mas com o pé quebrado.

Dessa forma, um simples caminho reto, dentro do ônibus... pode se transformar em lágrimas. Basta ter a combinação correta de cores de um nascer de sol e uma música ouvida no IPod.

Talvez a personalidade seja a resposta... ou talvez seja só esquizofrenia mesmo.

Tenho pena de você que está lendo isso e a essa altura já deve ter percebido que não vou conseguir responder coisa nenhuma. Estranhos caminhos que um teclado pode nos levar.

Porém tenho uma certeza... não quero que emoção vá embora. Dessa forma podemos continuar vivendo "além do mito que limita o infinito" e "além do dia-a-dia que esvazia a fantasia".

Desculpem se o posto ficou um pouco pessoal... Talvez ele devesse ser transplantado para o outro blog.
Desculpem se o post ficou impossível de entender... Talvez ele não devesse ter sido escrito.

Fico aqui na esquina entre a sala de espera, e sala de cirurgia, lugar silencioso para entender o movimento.

... e sem saber quem escreveu o post: o coração ou o cardiologista.

vou ficando por aqui e pedindo desculpas ao Humberto Gessinger e deixando um abraço ao russo-brasileiro-quebecois Alexei.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Segundo lugar mais frio...

Nesse exato momento ( veja data e hora do post ) Calgary é a segunda cidade mais fria do mundo ( clique na imagem abaixo ).
Eu estou no trabalho, a Lidy no supermercado e o Levi na escola... a vida continua.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ah... o inverno

Tempo de tomar um banho por dia e olhe lá. E ainda ter o cuidado de não encostar a bunda na parede fria do box.
Tempo de levar choque ao encostar em qualquer coisa... Viva ou inanimada.
Tempo de virar uma mocinha e passar batom para não resecar os lábios, pomadinha para não resecar o nariz e hidrante na minha pele macia de elefante grávido. Mais ou menos 1,5l na minha barriguinha de pilão.
Tempo de luvas e gorro.
Tempo em que a Lidiana fica se coçando para comprar todas as botas que vê nas lojas.
Tempo em que o Levi enterra a perna inteira na neve, causando desespero na mãe e risadas no pai.
Tempo de fazer boneco de neve.
Tempo de esquiar e patinar.
Tempo de ver a neve caindo delicadamente na janela e ficar maravilhado!
Tempo de às vezes ver a neve caindo com força causando congestionamentos na cidade.
Tempo de dirigir com cuidado para não deixar o carro deslizar.
Tempo de andar com cuidado para não deixar o pé deslizar e a bunda doída.
Tempo de festas de fim-de-ano.
Tempo de ver a fumaça saindo da boca quando falamos.
Tempo que levar o lixo para fora, se torna uma tarefa realmente chata.
Tempo de usar a +15
Tempo de sair de casa no escuro e voltar no escuro, mesmo saindo do trabalho às 16:40.

Eu fico na esquina entre a beleza da neve e a chateação do trânsito. Lugar confortável para apreciar o inverno e suas belezas.

Tempestade de Neve

Existe uma grande diferença entre nevar e cair uma tempestade de neve.
Essa noite caiu uma tempestade... entre 10 e 15cm de neve. Calgary sofre quando tem tempestade. Sorte que aqui não é como no leste e nevascas como essa não são frequentes como lá.

Resultado: caos total.

40 minutos esperando o ônibus... meia hora depois ele tinha andado 2 quarteirões. Atolou no outro ponto. Voltei para casa andando (ladeira acima) e vou esperar o trânsito dar uma melhorada para ir trabalhar de novo... dessa vez de carro.

Bom para o resto da semana a previsão é de 1cm de neve... nada que vá atrapalhar demais a vida das pessoas...

No mais a cidade está bonita... toda branquinha...

Sim, pode haver beleza no caos!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"A borboleta bate as asas...

... e o vento vira violência"
Humberto Gessinger

Ordem no caos... eis a sequência de acontecimentos...

Tive que trabalhar até mais tarde. Por causa disso, cheguei tarde em casa e tive que deixar a Lidy na aula de inglês. Devido a mundança de rotina, esqueci de entregar a ela o passe de ônibus. Consequencia: tive que buscar a Lidy na aula. Ao sair de casa esqueci a carteira. Cheguei em frente ao local 5 minutos antes da Lidy sair e parei atrás de uma fila de carros.
De repente parou um carro branco de vidros escuros do lado. Era um carro de polícia disfarçado... tem muito aqui em Calgary. Depois falo mais sobre isso, para não fugir do tema!
O policial desceu e foi de carro em carro pedindo a carteira de motorista, a fila de carros estava em local proibido, não tinha visto isso. Então percebi que tinha esquecido a carteira em casa...

Consequencia final: 172,00 paus pelo local proibido e 172,00 porque estava sem carteira. Simples assim, sem espaço para qualquer argumentação.

Pronto, já comprei meu presente de natal!

P.S. e a Amanda ficou sem presente de aniversário!

sábado, 6 de novembro de 2010

Fim do horário de verão

Chega ao fim, na madrugada de hoje, o horário de verão canadense.
O Daylight Saving Time começa no segundo domingo de março e termina no primeiro domingo de novembro, também conhecido como amanhã.
Pois, bem...ao pessoal que nos procura por skype, estaremos agora com menos 5 horas do horário oficial do Brasil-il-il e menos 4 horas em relação à Fortaleza.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Halloween 2010 - chegou no Brasil-il-il

O Halloween começou com a disputa entre o vampiro Serra e a bruxa Dilma lá no Brasil-il-il. Nunca na história desse país vi candidatos tão ruins. São variações do mesmo tema, a mesma coisa com sinal contrário. Enfim, ganhou a bruxa... Mas, seriam 4 anos perdidos qualquer que fosse o vencedor...

Por aqui, achei que o pessoal esse ano não caprichou tanto na decoração como ano passado. Passeamos pela mesma rua, e estava muito menos enfeitada. Mas, mesmo assim o Hulk aqui de casa pegou muitos doces!

Aqui estão as fotos...