segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aprecie com moderação

Devido ao comentário ofensivo no meu post sobre a copa do mundo, o blog voltará a ser moderado.

É o preço da fama! rs... Meu blog está igual ao do Juca Kfouri.

Um cavalheiro ou dama que não me conhece, resolveu julgar se eu mereço ou não estar no Canadá. Infelizmente ele não me conhece, o que é uma pena... para ele ou ela. Não posso nem dizer se é homem ou mulher, pois postou como anônimo.

O post ficará lá como exemplo do que não será aceito nesse blog.

Peço desculpa aos demais, mas os comentários não serão mais exibidos de forma instantanea no blog, pois terão que ser aprovados.

Ficará mais lento ainda no mês da copa, pois estarei ocupado matando o trabalho para ver os jogos!

:)

sábado, 29 de maio de 2010

Copa do Mundo - meu sofrimento

Resolvi falar de copa do mundo também.
Amo futebol. No Brasil tinha assinatura do PFC. Assistia 5 jogos ao mesmo tempo. Cheguei ao extremo de assistir América x Cardoso Moreira, pelo carioca de 2009.

Pois bem, na época da copa do mundo eu implorava por férias no trabalho. Não serve ver os jogos do Brasil-il-il. Eu quero ver TODOS os jogos! Uma vez minhas férias foram assim: ficava em casa de manhã e ia trabalhar à tarde. Meu chefe concordou com essas "férias" rindo.

No Canadá, as pessoas nem sabem direito que vai ter Copa do Mundo. Então, fui procurar minhas opções. Primeiro acordar as 5:30 para ver o primeiro jogo do dia. Mas, não dá para cobrir tudo. Tenho direito a 2 flex-days em Junho. Vou tirar 4 half-days. Mesmo assim não dá para ver tudo. Então vou tirar uma folga entre os dias 2 e 7 de Julho. Mas, ainda não dá pra ver tudo.

Então vamos a dica. A CBC é a emissora que vai transmitir (todos) os jogos aqui no Canadá. O detalhe é que eles também vão transmitir ao vivo pela Internet. Como no meu trabalho tenho meu próprio office, ficarei lá tentando assistir tudo!

Se falhar sempre tem o Justin.tv.

Não sinto a menor falta do Galvão Bueno. Mas tenho saudade da ESPN Brasil: PVC, Juca Kfouri, Calazans, Trajano, Plihal e André Kfouri vão fazer falta.

Gostaria que a Espanha ou Inglaterra ganhasse a copa. Acho que o futebol mais bonito deve ser o vencedor. Acho que o Brasil dança nas quartas.

Depois do dia 11 de junho só estarei disponível a partir das 14:30.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

e Diversões...

Chega de choro!
Vou quebrar o clima contando como foi o fim de semana passado.

Domingo rolou um churrasco. Ravi, Soraya, Arthur, Karlson, Josy e a família Carvalho.
Além deles apareceram Ana Luísa e o namorido dela Maurício. A Ana chegou em Calgary como imigrante na semana passada. Engraçado isso, quando cheguei aqui achava legal conhecer as pessoas do blog que eu lia quando estava no Brasil-il-il. Agora estou do outro lado. A Ana Luísa agora entrou naquela de procura de emprego... Espero que consiga logo. O Maurício já estava no Canadá. Morava em Edmonton e agora se mudou para Calgary... Boa sorte para eles.

Bom o churrasco foi ótimo. Principalmente, porque ficou nas mãos de um profissional gaúcho: Ravi! O cara foi fera... comi pra caramba.... outro dia a gente repete.

Segunda. Feriado no Calaway Park. Passeio massa demais! Dessa vez com os vizinhos Maurício ( outro ), Neusinha, Natan ( não sei se escreve assim ) e de novo os Carvalho. Muito massa... Andamos em um monte de brinquedos... O Levi se divertiu para caramba e não amarelou em nenhum.

E eu.... bom... eu andei pela primeira vez numa Montanha Russa. Dessas que a gente vira de cabeça para baixo. Andei, mas não vi nada. Cagão como sou, fui de olho aberto a subida toda... quando fez que ia descer... pronto, fechei os olhos... fiz tanta força e fiquei tão tenso que no fim da primeira volta estava com dor nos pescoço. Segunda volta, relaxei um pouco, mas não abri os olhos. A Lidy disse que vendo de baixo parecia que tinha um lugar vazio no carrinho de tão encolhido que estava.

Essa diversão ( ??? ) durou no máximo 3 minutos. Quando sai dei só uma conferida para ver se estava tudo limpo. Estava. Mas tranquei tanto que passei uns 3 dias sem ir ao banheiro.

Foi bem bacana!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Perdas

Nossa...
Amanhã (29/05) irá fazer 4 anos que minha mãe morreu. É incrível como a dor nunca vai embora e o buraco nunca fecha. A gente se acostuma com a ausência, a dor fica acomodada dentro da gente, quando menos esperamos, ela aparece. Como sinto falta dela... ainda mais agora que estou longe da família. Ainda sinto o cheiro dela... sinto ela me dar colo quando preciso, pois a calma na hora do problema com certeza vem dela.
Ontem à noite, colocando Levi pra dormir ele me saiu com uma pergunta : "Seu pai é o vovô Aluisio, e quem é a sua mãe ? "Usei de toda a minha psicologia e contendo as lágrimas respondi que era vovó Norma, mas que ela agora não estava mais com a gente, ela tinha virado uma estrelinha. Acho que ele sentiu a tristeza e disse : "Não tem problema mãe, vou construir um foguete pra gente buscar a vovó Norma ". Dá pra imaginar como fiquei né ?
Talvez você esteja se perguntando o que esse post tem haver com Canada. Pois é, tem tudo. Acho que se minha mãe estivesse viva eu não teria coragem de vir, não que meu pai e minhas irmãs sejam menos importante, mas depois da dor da perda, pensei, passo por qualquer coisa. E aqui estamos nós.
Mãe ainda sinto muito a tua falta ...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

English M@!3r F*@!3r. Do you speak it?

A frase do título foi tirada do filme Pulp Fiction.
Mas, a pergunta pode ser feita para os futuros imigrantes. Como está seu inglês?

Para imigrar para as províncias que falam inglês, você precisa ter um bom domínio de.... tchan tchan ram ram ... inglês!

Por incrível que pareça as pessoas não dão a devida importancia a esse quesito quando estão no processo de imigração.

Só que, por melhor que você ache que está seu nível, te garanto que ainda não está bom.

Duas dicas:
1) Se você acha que sabe muito, estude mais. Você vai precisar se virar nas mais variadas situações... Lembre-se que quando chegar aqui você estará começando a vida do zero! Assuntos fáceis de resolver podem ser bastante dolorosos quando não se tem o vocabulário bem desenvolvido.
Vai precisar fazer entrevista em inglês e concorrendo com pessoas, muitas vezes locais e que tem o inglês como primeira língua.
Quando você arrumar emprego, vai precisar participar de conference call, reunião de equipe, resolver os mais variados assuntos por telefone e etc...
Explicar algo para um colega de trabalho pode ser difícil? Imagine ter que convencer alguém sobre algo que ela não está concordando!
2) Se você acha que seu inglês é ruim, não espere chegar aqui para tentar melhorar. As aulas de inglês para imigrantes e survival jobs ajudam muito, mas por que esperar? Quanto antes você começar e melhor aproveitar o tempo de espera do visto, maior serão suas chances!
3) Os pensamentos tipo "chegando lá eu dou um jeito" ou "eu me viro" , não são estratégias válidas!

Agora uma pequena história. No Brasil-il-il, um dos meus pontos fortes era a facilidade de comunicação, característica que não é ponto forte da maioria dos profissionais da área de TI.
Era o engraçadinho da empresa. Sempre tinha uma piada na ponta da língua e divertia a galera nos almoços...
Pois bem, ontem fui almoçar com a galera do trabalho... Fiquei 80% do tempo ouvindo. 100% concentrado para tentar entender o que 5 ou 6 pessoas conversavem, naquele ritmo de conversa descontraída, um interrompendo o outro ou fazendo piadas no meio da história. Às vezes falando ao mesmo tempo. Consegue imaginar isso?
Antes de falar alguma coisa, ficava pensando o que dizer e como... E olha que tenho um nível de inglês que me permitiu trabalhar na minha área.
Isso não é confortável e às vezes pode te deixar chateado.

Bom, o post não é para ser pessimista... até porque quem lê o blog sabe que só tenho coisas boas para falar e que estamos muito felizes aqui.

O objetivo aqui é apenas alertar os futuros imigrantes que a língua é tão ou mais essencial que as suas certificações, pois por melhor profissional que seja, você não vai conseguir os melhores empregos sem ser capaz de se comunicar bem.

Para terminar, te garanto que mesmo que se prepare, ainda assim, você terá muitos micos engraçados para compartilhar!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Prince's Island

No dia 06 de maio fomos conhecer o Prince's Island.
Um parque lindíssimo bem no coração de downtown.

Durante a semana é muito movimentado, pois a galera que trabalha no centro usa o parque para realizar atividades físicas no horário do almoço, antes e depois do trabalho.

sábado, 8 de maio de 2010

Levi matriculado na escola

Quando chegamos em Setembro do ano passado, o Levi estava completando 4 anos e não era elegível para o entrar no Kindergarten.

Tivemos que colocá-lo no preschool. São só duas vezes na semana e pago.

Esse ano, em Setembro, ele poderá entrar na escola normal então decidimos registrar logo.

O primeiro passo seria conhecer as escolas que atendem a comunidade em que moro. Isso foi fácil, porque temos amigos que confiamos muito morando aqui perto. Eles indicaram a escola que os filhos estudam. A Lidy visitou e achou demais!

Depois disso, liguei para o Calgary Board of Education, no setor responsável por alunos que vem de outro país. É importante que seja para esse setor, pois algumas escolas oferecem ESL ( English as Second Language ) para os alunos estrangeiros. Pois bem, liguei na Terça, fiz um pré-registro, já dizendo a escola que queria, e marquei para ir lá na Sexta.

Fui lá na Sexta, com os PRCard do Levi e o comprovante de residência, preenchi uns papéis e 30 minutos depois, sai de lá com os papéis para ir a escola.

Fomos direto a escola e registramos o Levi. Demorou uns 5 minutos. Depois demos uma volta pela escola.

Simplesmente fantástica! O Levi também adorou a escola. Olha, não dá pra descrever!

Quando vejo uma coisa dessas fico muito feliz com a oportunidade que estou dando para meu filho...

Só quem está aqui para ver!

Site da escola: Olympic Heights School

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quer trabalhar: Calgary

Se você, assim como eu, acha que a primeira grande e decisiva batalha para se dar bem nesse lance de imigração é o emprego, tenho boas notícias sobre Calgary.

Best Places to Live: Work
( Link passado pelo Karlson )

Bom, se você acha que bom mesmo é morar em um cartão postal, porém desempregado, existem outras opções....

Emprego com qualidade de vida: a gente se vê por aqui!

Contato...

Temos recebido cada vez mais e-mails com todos os tipos de dúvidas ou pedindo nossos contatos.
Lá vai:
e-mail: cammjr@gmail.com

Abraços

terça-feira, 4 de maio de 2010

Carro Novo!

Finalmente...

Conseguimos comprar o carro.
Trata-se de uma Dodge Caravan 2005. Excelente estado, novíssima! E para alegria do Levi, com DVD!

Mas a emoção foi grande...

Alguns meses atrás tive um financiamento negado.
Seguindo as sugestões do Rafael e do Karlson, fui pesquisar sobre o leasing.

Fui na Honda e vi o lance do leasing, mas não fiquei confortável em pagar 48 prestações e no fim ainda dar uma grana para ficar com o carro. Existem outras possibilidades no fim do leasing, mas não vou entrar em detalhes.
Decidimos então que o melhor seria financiar um carro usado. Encontramos um Matrix 2008 na Toyota com um bom preço.
Ainda não estava me sentindo confortável... mas o cara da concessonária me convenceu a dar 200 dólares para "segurar" o carro até o outro dia. Vacilei e paguei os 200. Tudo bem que eu estava quase decidido que ia comprar, mas não devia ter dado nada... o carro não seria vendido de um dia pro outro e mesmo se fosse não seria problema...
Se eu for contabilizar o que já perdi financeiramente por falta de informação ou por burrice desde que cheguei...

Anyway...

Agora chega a virada da história. Tinha um brasileiro aqui em Calgary, que infelizmente estava voltando para o Brasil, devido a problemas familiares. Uma pena, o cara é gente boa.
Ele estava vendendo a Dodge por um excelente preço, mas ainda acima do que podia pagar.

Mas, quando cheguei em casa à noite, ele havia me mandando um e-mail dizendo que não estava conseguindo vender o carro.
Ele havia levado o carro na concessionária que ofereceu um preço ainda abaixo do que ele estava pedindo. E olha que ele já tinha baixado muito.

Então ele decidiu vender para mim pelo mesmo preço!

Dei uma parte do dinheiro e assumi 3 parcelas que faltavam para encerrar o financimento dele.

Ou seja, paguei o que podia pagar, sem me descapitalizar demais e dilui o resto em 3 vezes.

Fiquei com a consciência pesada, porque fica parecendo que enrolei o cara, mas não foi isso. Eu realmente só podia me comprometer com o valor que paguei!

Mas, acho que no fim, todo mundo saiu satisfeito!

Agora estou tentando vender o KKMóvel:
Clique aqui

P.S. 1 - Não falei em valores para não expor nenhum envolvido.
P.S. 2 - Perdi os 200 paus que dei para segurar o Matrix - mas, ainda não desisti.