quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Sem/Cem Utilidade?

Já ia fazer um novo post quando percebi que seria o centésimo...
Caramba hein...

Como diria Cazuza: "Cem gramas, sem dramas, pq a gente é assim?"

Não é nada, não é nada, não é nada mesmo.

Olho no gato e outro no peixe

Hoje teremos 2 jogões:
Às 17:30 ( horário de Calgary ) o Canadá enfrenta o fortíssimo time da Rússia. Vale vaga na semi. Vou ver em HD.
Às 17:50 ( horário de Calgary ) o Mengão estréia pela Libertadores no Maracanã. Vou ver numa telinha pequena pelo justin.tv no meu computador.

-----------------------------------

Todos os dias antes de sair de casa, dou uma olhadinha para conferir a temperatura e sensação térmica e decidir que roupas usar. Hoje, despois de sei lá quanto tempo, saí com temperatura positiva! 4 graus! Várias camadas ficaram em casa em cima da cama.

Fui!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Novidade

Oi gente,

pense numa cearense/canadense feliz !!!!
Minha irmã e talvez meu pai, venham nos visitar em junho. uhuuuuuuuuu !!!!!!
Já estamos atrás de uma casa maior pra caber todo mundo.
Conversando com minha irmã outro dia, ela me confessou que tem medo de não querer voltar pro Brasil, mal sabe ela que a idéia é essa. rsrsrsrsrsrsrsrsrss
Bom passei aqui só pra dizer que estou FELIZ DA VIDA !!!
Ahhhhhh, já ía esquecendo, entreguei minha carteira de motorista ontem, para ser submetida a análise e depois fazer o road test pra tirar a carteira canadense. Seja o que Deus quiser ( e o Mohamed também).

bjos

Quem ganhou?

Os USA podem ter ganho no Hockey, mas quem é melhor?




Que venha a Alemanha hoje!

Médico de Família

Rápida explicação inicial ( se é que algum futuro imigrante ainda não sabe disso )
Aqui no Canadá, existe a figura do médico de família. Funciona da seguinte forma: suponha que o sujeito está com sintomas de inflamação de garganta. Ao invés de ir direto ao especialista ( no caso um Otorrino ) ele deve procurar o médico de família. Se esse médico achar que você precisa de um especialista, ele vai te encaminhar para o outro médico. Se você não tem um médico de família, tem a opção de ir a uma Walk in Clinic ou direto para o Hospital.

Isso dito e isso posto, vamos aos fatos:

Como temos filho pequeno e a Lidy precisa fazer a prevenção de tempos em tempos, achamos legal escolher logo o médico de família. De preferência mulher e com dedo pequeno ( veja o P.S. no fim do post ).
Antes de imigrar, todos os relatos que eu tinha eram sobre as dificuldades de encontrar um médico de família que tivesse vaga para novos pacientes. As estatísticas realmente mostram isso. Porém, na prática não foi nada difícil. Consegui consulta com 3 médicos diferentes, até encontrar uma que a gente gostasse. Não me parecer ser uma Brastemp, mas vamos dar uma chance para a Dra. ( que ainda tem o dedo pequeno. )

Ou seja, apesar de ter feito umas 15 ligações, não levei mais do que 30 minutos para achar uma que estivesse aceitando pacientes.
O que me levou aos seguintes pensamentos:
* Será que o canadense, que trata tão bem os imigrantes, não quer entregar sua saúde para médicos estrangeiros? ( os 3 médicos que me consultei eram de outros países: India, Egito e a terceira não lembro ).
* Talvez as pessoas reclamem pois gostariam de ir a um médico que tenha sido indicado por algum amigo. Exemplo: uns amigos daqui me indicaram uma médica que eles adoram, mas a mulher não estava mais aceitando novos pacientes.

Não sei ao certo.

Bom, fomos a consulta inical e nesse fim de semana temos os exames físicos. Depois passo para contar como foram as consultas, exames e exames laboratoriais.

P.S. Sobre o dedo pequeno: Aqui no Canadá o exame de próstata começa aos 30 anos... Espero que após o fim de semana eu ainda esteja "invicto".

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Jogaço... Go Canada

Jogaço amanhã!

Infelizmente não é meu Megão que perdeu na semi da Taça Guanabara.

Amanhã tem Canada x USA no Hockey. Quem ganhar termina em primeiro no grupo A. VAI SER PORRADA! Rivalidade à mil!

O Canadá amanhã vai parar as 17.30 ( horário de Calgary ) para assitir o jogo.

Meu palpite: 3 a 2 para o Canadá. Acho que o Crosby faz pelo menos 1 amanhã!

GO CANADA!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

No inverno fica tarde + cedo

Estamos chegando no fim de fevereiro e o inverno começa a ir embora. Os dias já estão mais ou menos 1 hora mais longos, temperatura inferior a -10 já está ficando mais rara e a neve já começa a derreter.

Agora sim posso falar alguma coisa sobre o inverno.

Primeira coisa: duvide se alguém te disser que voltou para o Brasil-il-il por causa do frio. Isso é frescura!
O troço é frio mesmo, mas é perfeitamente contornável.

Nosso primeiro inverno foi tranquilo. Em dezembro deu uma esfriado para valer. Pegamos sensação térmica de -35! Duas semanas de temperatura a -20. Porém, em Janeiro, bateu aqui um Chinook e aliviou a barra de todo mundo!

Dica 1: Aprenda a se vestir em camadas. No auge do inverno quando peguei -35 usava para ir trabalhar: calça e blusa de segunda pele ( ceroulas ), cueca, calça, camisa de botão, suéter, casaco para frio pesado, gorro, luva e cachecol. A medida que foi ficando menos frio, fui dispensando algumas peças e variando o "peso" do casaco e a grossura das luvas.

Dica 2: Conhecer alguém que te ensine a comprar as roupas certas.

Dica 3: Aprenda a usar o cachecol

Dica 4: A cidade tem certas alternativas... Aprenda a usá-las. +15 é uma delas. Consultar o horário do ônibus é uma ótima idéia.

Acho que é isso...

----------------------------------

Como fazia tempo que não postava fotos aí vai... Aos familiares amarrados... se clicar na janela dá para ver as fotos em tamanho maior.

No dia 17 de Fevereiro o tempo fechou. No dia 18 nevou. No dia 19 solzão derreteu a neve das ruas. Fotos dos dias 17 e 19. Vale lembrar que os dias de sol são mais comuns aqui em Calgary. Ah... o sol engana, a temperatura estava 2 graus.

Estou postando, porque antes de vir adorava ver fotos da cidade!



Em Janeiro fomos ao Telus World of Science. Levi se amarrou.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Fala que eu te.... escuto!

A vergonha de falar inglês é muito comum quando se chega por aqui. No quesito língua, temos, em geral, 3 tipos de imigrantes:
1- Os que chegam com pouco conhecimento da língua, tem medo de não entender algo importante e entrar em alguma roubada mais séria.
2 - Aqueles que chegam com um bom nível de inglês e ficam meio inseguros no começo. Basta um "I am sorry" com expressão confusa do caixa do supermercado para acharmos que nosso inglês é péssimo.
3 - O cara que já morou fora do Brasil 712 anos e realmente é fluente.

Os dois grupos acima tem algo em comum: medo de cometer gafes.
Desculpa informar, mas gafes são inevitáveis e todos os imigrantes que conheci tem "causos" engraçados para contar.

Quando cheguei aqui, achava que fazia parte do grupo 2. Porém, descobri que faço parte de um outro grupo, raríssimo, que representa certa de 0,712% dos imigrantes.
Sou parte do grupo que tem vergonha de falar inglês perto de conhecidos.

Sim, você entendeu certo. Eu disse CO-NHE-CI-DOS.
Sou capaz de puxar assunto com qualquer desconhecido no ponto de ônibus, resolver qualquer assunto burocrático, já liderei uma conference call no trabalho, etc, etc, etc e 3 pontinhos.

Porém, basta estar perto dos meus amigos aqui de Calgary e até da Lidy, para eu evitar ao máximo qualquer comunicação em inglês. Sério. Minha vontade é, tipo, fazer o pedido ao garçom escondido na sala da gerência para niguém me ver falando.

Não sei bem o que acontece, já tentei encontrar alguma razão, mas sinceramente não sei. É estranho, pois normalmente nos sentimos mais confiantes entre pessoas conhecidas.

O fato é que tenho que perder essa vergonha, porque preciso ajudar a Lidy a aprender mais rápido e falar inglês em casa ajudaria muito.

Anyway, fica a mensagem para os futuros imigrantes: quanto mais coragem você tiver para se expor à língua, em qualquer situação, mais rápido seu conhecimento e confiança aumentam.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Subjetividades Objetivas

Às vezes vejo algumas coisas ou leio sobre determinados assuntos e tenho vontade de escrever aqui no blog.
Assuntos diversos: comportamento, notícias, flamengo, filmes e música.

O problema é que a Curva tem 2 objetivos: deixar a família por dentro do que está acontecendo com a gente e tentar passar alguma informação que ajude que pensa em imigrar ou está imigrando.

Então pensei em criar um outro blog.

Ainda bem que antes que tivesse o trabalho de criá-lo, lembrei de um pequeno(?) detalhe: Quem teria o mínimo interesse de saber o que se passa na minha cabeça sequelada?

Pelo simples(?) fato de que não adianta escrever se ninguém vai ler, esse acabou sendo o primeiro e último post do novo blog.

------------------------ *** -------------------------------

Fim de semana foi bacana. Fizemos umas lasanhas para comemorar o aniversário da Lidy.

Valeu Josy e Karlson por emprestar a casa ( ou seria buffet? ).

Filmei o "parabéns pra você"... As fotos ficaram na ( super ) câmera do Karlson.

Assim que puder vou encher o saco dele para me enviar.


See you...

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Data Importante

Dia 5 de fevereiro - aniversário da Lidy...

Você vai pensar: Lá vem mais um post de homenagem que não tem nada a ver com o assunto Canadá...

E aí que você se engana...

Se não fosse pela Lidy não estaríamos aqui ( "aqui" nesse caso é maior que o Canadá ). Sem exagero nenhum. Durante esses quase 12 anos de namoro e quase 8 anos de casamento, ela foi a "cola" que manteve nossa união.
No começo, vendo que eu era um molenga, se mexeu para que o nosso namoro começasse.
Passamos juntos por algumas dificuldades e perdas, mas sempre vi nos seus atos o equilíbrio emocional necessário para nos manter em frente e focados.

Pois é, como se não bastasse todas as qualidades que já conhecia, nesse último ano resolveu mostrar mais uma: CORAGEM.
Vocês acham que é difícil imigrar e começar do zero?
Então acrescenta aí nesse pacote, imigrar, começar do zero e sem saber falar a língua...

Sair de um posição confortável de liderança, perto da família, para uma posição sem trabalho, em que uma simples tarefa como colocar gasolina no carro pode ser desafiadora!

E mesmo diante dessas dificuldades ser ainda mais FELIZ, porque é inteligente e sensível o suficiente para saber que essa oportunidade é única e que só temos recebido coisas boas.

Tenho orgulho de você meu amor, e mais ainda... Te admiro e sou apaixonado por você.


Como se não bastasse, hoje ela ainda tem que aguentar não apenas um, mas dois chatos, reclamões, geniosos e sem noção: eu e o Levi.

É, meu amor, sua tarefa não é das mais fáceis, reconheço, mas te garanto que você tem feito tudo direitinho.

Nós dois amamos muito você... Ainda teremos mais coisas bonitas para contar!

Happy Birthday!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Saudades...( parabéns Lívia )

Hoje é o aniversário da minha amiga Lívia. Nesses dias fico com muitas saudades dos meu amigos.

No meu caso, tenho poucos amigos de verdade, mas são como irmãos para mim.
Quase todos os dias vejo algum fato engraçado ou diferente e fico pensando como seria se estivessem aqui.

Entretanto, não me arrependo de forma nenhuma de ter vindo para cá. Foi a melhor decisão e estou amando! Só volto a morar no Brasil-il-il se as coisas derem terrivelmente erradas por aqui.

ESTAMOS SIM, MUITO FELIZES AQUI!

E para os que estão vindo para o Canadá: sim, vocês vão sentir saudades de algumas coisas, principalmente pessoas, mas vale a pena.

Minha listinha de saudades:
* Meus amigos
* As irmãs da Lidy
* Ver jogo do Flamengo com meu Pai e meu irmão do lado me enchendo o saco.
* Bohemia
* Mengão em televisão grande
* Falar de futebol com alguém do trabalho
* Bater um racha com a galera. ( Lançamento alto do Chaminé, Ramon correndo de costas para quem está com a bola, tabelinhas com o Zé Demontier, trombadas do João e frangos do meu irmão )
* Almoço no meu sogro!
* Quiabo da minha mãe
* Todos os restaurantes que eu ia no Brasil-il-il

Só me lembrei disso...

Vixi Lívia, ia fugindo do assunto!

Meus parabéns minha amiga, tudo de bom e que você continue sendo feliz. Faz uma favor: cuida do meu amigo e da pequena Inacinha!

Valeu

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Visita do Igor

Nesse fim de semana o Igor veio nos visitar em Calgary. Com ele veio sua amiga Chris.

Foi muito massa meu irmão! Volte sempre!

No cadárpio de sexta: Sushi e Sashimi. Quem? Karlson, Josy, Karina, André, Gabriel e Lucas, Amanda e Rafael, Igor, Chris e nós!
No de sábado: RIBS! Quem? Karina, André, Gabriel e Lucas, Igor, Chris e nós!

Fotos:

Como estou dirigindo?

Tenho um montão de fotos do fim de semana para postar, mas vou fazer depois. Antes tenho que contar uma coisa que aconteceu aqui que merece registro.

No Brasil-il-il quase todos os caminhões de empresas de transporte tem um número de telefone que você pode ligar para dedurar alguma besteira feita pelo condutor do veículo.
Porém, já prestei serviço em uma empresa de transporte, e as reclamações das pessoas eram atendidas pela pessoa que faturava as notas.
O que acontecia era o seguinte: se essa pessoa gostasse do motorista não levava a reclamação à diretoria. Se não gostasse, aí esse cara estava lascado!

Pois bem, vamos a minha história aqui.
Estou entrando no trabalho às 7.30, tiro meia hora de almoço e saio às 4. Chego cedo, porque a Lidy tem curso de inglês às 6.00 em downtown e preciso chegar em casa à tempo para ficar com Levi!
Pego sempre o mesmo ônibus, com o mesmo motorista às 6.49 ( o horário é esse mesmo ) da matina. Pois bem, esse cara, todas as manhãs, pára em um 7-eleven, desce do ônibus, entra para pegar café, volta conversando com uma mulher e andando devagarinho. Detalhe, demora para caramba! Decidi cronometrar. Deu 11 minutos em média!
Moral da história, chego todos os dias 9 minutos atrasados. Justamente o tempo do café do cara!

Entrei no site do Calgary Transit para fazer a reclamação. Com minha alma tupiniquim, fiz isso com a certeza que não daria certo.

Climax:
Estava eu no ônibus hoje de manhã, quando o motorista parou para pegar a porcaria do café. Com 5 minutos que ele estava lá dentro, parou um carro do Calgary Transit com a palavra "Supervisor" escrita na porta!
Quando esse motorista sai da lanchonete, o "supervisor" chamou ele. De dentro do ônibus vi o motorista argumentando e recebendo um papel. Provavelmente uma advertência.

Acredite se quiser: alguém leu meu e-mail e realmente foram averiguar se era verdade!

País de primeiro mundo é outra coisa!

Era isso... mas tarde: fotos!


P.S. 1: O motorista não era imigrante.
P.S. 2: 5 a 3 de virada no Florminense foi ótimo. É o Império do Amor!